Entre a maciez e o sabor: qual corte ganha na disputa – alcatra ou contrafilé?
Existem inúmeras peças de carne bovina que conseguem absorver bastante sabor na brasa ou no forno, principalmente a alcatra e o contrafilé. Entenda.
A carne do boi é um alimento muito versátil, que pode ser feito de diversas formas e combina com vários ingredientes. No entanto, o paladar e a textura ideais, dependem da escolha correta em meio a inúmeras possibilidades no açougue.
Veja também: Mente brilhante? Descubra se pode resolver o enigma do palito de fósforo!
Nesse caso, os cortes mais populares são a alcatra e o contrafilé, que reúnem traços distintos. Logo, costumam ser usados em receitas diferentes, conforme os objetivos de quem está preparando determinado aperitivo.
Quais são as características da alcatra?
A princípio, a alcatra é um corte retirado da parte traseira do boi, que compreende a região do lombo e do quadril. Desse modo, trata-se de uma carne macia, suculenta e com pouca gordura, que pode ser dividida em subcortes.
Sendo assim, apresenta uma estrutura versátil, devido às possibilidades e divisões das fibras musculares. Por exemplo, a maminha, a picanha, o baby beef e o tender steak, que se aplicam a bifes, espetinhos, assados e grelhados.
E quanto ao delicioso contrafilé?
Em relação ao contrafilé, que se localiza na dianteira do boi, abrangendo a região do lombo e das costelas. Portanto, é uma carne saborosa, marmorizada, que concentra uma camada de gordura na lateral, que se divide em filés.
Quanto a essa observação, destaca-se o filé de costela, o bife ancho, o bife de chorizo e o prime rib. Embora seja usado em churrascos, também proporciona rosbifes, bifes à milanesa e à parmegiana.
Alcatra ou contrafilé? Veja quando utilizar cada um deles
Dito isso, a escolha entre alcatra ou contrafilé depende de preferências individuais, do tipo de preparo e do resultado esperado. Afinal, a alcatra é mais indicada para quem prioriza um cozimento rápido e em altas temperaturas.
Por esse motivo, o contrafilé, por ser ter um índice de gordura maior, requer uma cocção lenta e em baixas temperaturas. Ambos são deliciosos e rendem pratos incríveis, exigindo cuidados específicos na hora serem manipulados.
Comentários estão fechados.