Entrudo (Carnaval) – O que é, significado, fotos

O Entrudo é a festa portuguesa que deu origem ao nosso famoso Carnaval. Conheça as festas, os tipos de entrudo e o histórico da celebração no Brasil.

0

O que é Entrudo?

Entrudo em Bragança . Fonte: E-cultura Sapo

Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma. A festa no Brasil foi substituída pelo atual Carnaval.

O Entrudo chegou ao Brasil no século XVII, mais especificamente em 1641, na cidade do Rio de Janeiro, junto aos demais costumes portugueses.Pode ser considerado como a fase de gestação do carnaval popular de rua.

Se tratava de uma série de jogos e brincadeiras populares, em uma dessas brincadeiras eram utilizados grandes bonecos feitos de madeira, chamados de entrudos.

Os bonecos foram os responsáveis por dar nome às celebrações. Importante destacar que cada região de Portugal possuía festas de entrudo com características próprias e o mesmo aconteceu no Brasil.

Veja também: 15 músicas para festas de Carnaval

Marchinhas de Carnaval para crianças 

Entrudo no Brasil

Quando o entrudo chegou ao Brasil, dividiu-se em dois tipos: entrudo familiar e entrudo popular.

  • Entrudo popular eram as festas que aconteciam nas ruas das cidades. A principal característica eram as brincadeiras com água em que os participantes se molhavam.
  • Entrudo familiar acontecia nas casas das pessoas. Os jovens das famílias tinham o costume de jogar limão de cheiro um nos outros, hábito que mais tarde deu origem ao conhecido “lança perfume”.
Entrudo no Brasil. Fonte: Brasil Escola -Uol

Toda as classes da população participavam das festas, nas suas variantes, inclusive os escravos e as famílias brancas.

Entrudo em Arraias (TO)

O Entrudo mais próximo de suas origens é o que sobrevive na cidade de Arraias, estado do Tocantins, a 446 km de Palmas.

A celebração acontece durante quatro dias e é marcada pela presença de foliões que saem às ruas da cidade para molhar quem eles encontram pela frente.A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas.

Entrudo em Arraias (TO). Fonte: Portal UFT

A presença do Entrudo no Carnaval arraiano é tradição antiga, que vem desde o século XVIII, caracterizado pela alegria, espontaneidade, pacífico, onde participam crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. A festa acontece com o envolvimento quase total da comunidade da região.

A festa é conhecida regionalmente como o carnaval mais animado do estado do Tocantins, os blocos são formados por amigos, familiares, conhecidos e convidados que orientados pela Comissão local organizadora do Entrudo.

(Fontes: Sua Pesquisa.com, Significados, Wikipedia)

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.