Fique de olho nos 6 erros de português mais comuns entre os brasileiros
Saiba como evitar os principais erros de português cometidos pela população brasileira.
Todos sabem que o português é uma língua complexa e cheia de regras, e por isso é muito comum que erros aconteçam. É muito mais fácil lembrar das normas da língua quando se tem o hábito de escrever formalmente no dia a dia. No entanto, cometer alguns equívocos é mais frequente do que imaginamos.
Leia mais: Erros de português são o principal motivo para eliminação de candidatos
Os 6 erros mais cometidos
1. “Mau” ou “Mal”
Esse é um dos erros mais comuns, mas existe um truque bem fácil para você não cometer mais esse engano. É importante saber que “bem” é o oposto de “mal” e “bom”, o oposto de “mau”. Assim, se você não tiver certeza de qual dos dois usar, é só trocar o advérbio da frase pelos dois opostos e ver qual faz mais sentido.
2. “Há muitos anos atrás”
É muito comum ver alguém começar uma frase com “há muitos anos atrás”. Entretanto, essas duas expressões já se referem ao passado, ou seja, ficará redundante aplicar ambas em uma mesma sentença. Por isso, para usar de forma correta, basta escolher uma das duas.
3. “Para mim” ou “para eu”
Já nesse exemplo, desde que o seu uso seja em contextos corretos, não há nada de errado com esses dois termos. Entretanto, o que ocorre é que “para mim” não requer um complemento em uma frase, enquanto “para eu” exige um verbo.
4. “Impresso” ou “Imprimido”
Essa é uma grande dúvida para os brasileiros: quando usar corretamente as palavras “impresso” ou “imprimido”. Nesse caso, desde que sejam usadas após o verbo correto, ambas estão corretas. A palavra “impresso” é usada apenas quando a frase é formada pelo verbo “ser” ou “estar”, enquanto “imprimido” deve aparecer com os verbos “ter” e “haver”.
5. “Ao invés de” ou “em vez de”
Apesar do padrão das pessoas sempre usarem a primeira expressão, é válido dizer que “ao invés de” significa “o oposto”. É por isso que só deve aparecer quando a expressão for exatamente o contrário.
No entanto, o termo “em vez de” consegue abranger mais situações e é constantemente usado como “no lugar de”. Sendo assim, quando houver questionamento sobre qual usar, prefira a segunda opção.
6. “Tem” ou “têm”
Os termos “tem” e “têm” fazem parte da mesma variação do verbo “ter” no presente. Porém, um é usado no singular (tem) e o outro no plural (têm).
Comentários estão fechados.