Alguns erros cometidos na cozinha podem ser prejudiciais à saúde

Às vezes cometemos erros que podem contaminar os alimentos, sem que tenhamos noção disso. Saiba quais são eles para evitá-los.

Muitas pessoas se enganam ao pensar que o cômodo da casa que mais contém bactérias é o banheiro, quando, na verdade, o que mais concentra germes e microrganismos é a cozinha. Desse modo, é importante manter alguns cuidados para que os alimentos não sejam contaminados e provoquem sérias intoxicações alimentares. Assim, acompanhe o texto e fique ciente de alguns erros comuns para que você possa evitá-los.

Leia também: Confira um jeito fácil de desenrolar papel filme

Alguns erros comuns que cometemos na cozinha

Um dos casos mais comuns é lavar frango na pia antes do preparo. Parece algo simples, e com certeza você já fez isso, mas a água que respinga do frango pode conter bactérias e contaminar os utensílios próximos. Assim, o aconselhável é, na hora de lavar o frango, retirar tudo o que estiver por perto para evitar contaminações

Manusear alimentos sem lavar as mãos também não é algo higiênico. Com isso, é importante que você sempre lave as mãos enquanto cozinha. Isto é, tal prática deve se repetir antes, durante e depois do preparo dos alimentos.

Também não é aconselhável lavar os vegetais somente com água. Neste caso, recomenda-se utilizar água sanitária e sabão. Para folhas verdes, coloque um litro de água com uma colher de água sanitária em uma vasilha, deixe as folhas imersas por uns 15 minutos para a limpeza completa e depois enxágue em água corrente.

Por que a cozinha é um dos locais com mais bactérias?

Por concentrar uma grande quantidade de materiais orgânicos, incluindo os alimentos, a cozinha é um dos locais da casa que mais concentram bactérias. A pia é o maior reservatório desses microrganismos, pois é nela que se descongela os alimentos, lava-se pratos e não há uma preocupação com a higienização correta.

Com isso, é importante se atentar na hora de descongelar os alimentos e lavá-los. Ao finalizar, limpe a pia com água sanitária e sabão para eliminar todas as bactérias que podem ser resultado do descongelamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More