Erros reduzem valor das aposentadorias pelo INSS; entenda

Erros são da própria Previdência Social ou até mesmo no fornecimento de um documento errado ao órgão na hora de fazer a solicitação. Saiba mais.

De fato, muitas pessoas não sabem, mas alguns erros podem acabar ocasionando a redução do valor da aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Esses, por sua vez, podem ser erros da própria Previdência Social ou até mesmo no fornecimento de um documento errado ao órgão na hora de fazer a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez.

Leia mais: INSS: Já é possível fazer análise de atestado por aplicativo

Na realidade, essa questão faz com que uma quantia significativa de segurados passem a receber suas aposentadorias por incapacidade permanente num valor abaixo do que realmente deveriam receber, sendo menor que o valor pago pelo benefício por incapacidade temporária. Esses dados foram apontados pela advogada especialista em direito previdenciário e direito trabalhista Priscila Arraes Reino, sócia do escritório Arraes e Centeno.

De acordo com a advogada, é importante compreender o cálculo que é feito para estipular o valor que os segurados deveriam receber pelo benefício por incapacidade temporária, visto que ele sofreu alteração com a nova reforma da Previdência. “Com todas essas mudanças, é possível perceber como foram impactadas negativamente as garantias das pessoas que contribuíram ao INSS e ficaram incapacitadas”, destaca Priscila.

Por conseguinte, se o cálculo do seu benefício estiver errado, é preciso procurar a Defensoria Pública ou algum especialista em direito previdenciário que possa ajudar a encontrar maneiras de recorrer na Justiça. Não obstante, antes disso, é preciso também fazer o pedido de um Laudo Médico Pericial – Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi), um documento que o perito do INSS preenche quando faz a perícia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More