Escala Geológica de Tempo
Como o planeta Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, é importante considerar que a escala geológica do tempo é completamente diferente da escala de tempo histórico a que estamos acostumados.
A escala geológica de tempo é a correspondência e organização didática da evolução do planeta Terra e das formas de vida que nele habitam ou habitaram. Trata-se de um instrumento utilizado pelos geólogos e cientistas da Terra para analisar e categorizar cronologicamente a evolução natural do mundo em que vivemos, a fim de melhor conhecer o seu passado.
É importante ressaltar, nesse sentido que, como a Terra possui cerca de 4,6 bilhões de anos, existe uma grande diferença entre o tempo geológico e o tempo histórico. O primeiro é data com base nos milhões ou centenas de milhões de anos, sendo considerados rápidos aqueles eventos que duram alguns milênios. Por outro lado, o segundo abrange uma escala de menor duração, datando de décadas ou séculos, uma vez que a História é considerada a partir da invenção e desenvolvimento da escrita.
Para se ter uma melhor noção do tamanho do tempo geológico da Terra, basta considerar a sua extensão equivale ao período de um ano. Se fosse assim, as primeiras e mais antigas evidências de vida na Terra teriam surgido apenas no dia 02 de março. Já a divisão do Pangeia e o surgimento dos continentes derivados teria ocorrido apenas em meados de novembro, ao passo a o ser humano só iria surgir às 19h do dia 31 de dezembro.
Por esse motivo, toda essa grandiosa história da Terra é dividida em várias eras geológicas, a começar pelo Pré-Cambriano, a mais longa era de todas e, também, a que se sabe menos, que quase 4 bilhões de anos de duração. Depois, vêm as eras paleozoica, mesozoica e a cenozoica. Cada era é dividida em vários períodos e alguns desses períodos subdivididos em épocas. Um conjunto ordenado de eras geológicas compõe um Éon. Observe a imagem a seguir.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.