O que é Escola Sem Partido?

Entenda tudo sobre o projeto de lei inspirados nos preceitos da Escola Sem Partido.

No clima político altamente polarizado de hoje, os professores em todo o país estão avaliando os méritos e possíveis consequências de discussões políticas e ideológicas em sala de aula. A questão sobre opiniões políticas sempre foi complicada para os educadores. No entanto, em uma época em que tudo parece politizado, o tema está sendo levantado com mais frequência.

Na maioria dos casos, os educadores tentam manter uma linha de neutralidade ao discutir essa temática com alunos. A partir desta polêmica, surgiu um movimento intitulado Escola Sem Partido.

Esse movimento ganhou força no ano de 2015, quando começaram a surgir projetos de leis inspirados nos preceitos da Escola Sem Partido. Basicamente os projetos visam limitar a atuação de professores a promover crenças pessoais em diversos aspectos.

Quem é contra o projeto argumenta que discussões políticas e ideológicas fazem parte da vida cotidiana. Para estes profissionais, o papel dos professores é apoiar um ambiente de confiança e segurança na sala de aula, para que cada aluno se sinta livre para expressar os seus pensamentos e opiniões mais profundos sobre o tema.

Já quem é a favor alega que em um sistema escolar, os professores têm a autoridade suprema sobre os alunos, e isso pode levar ao uso da sua posição para pressionar suas crenças sobre os estudantes.

O que a Escola Sem Partido defende?

Escola Sem Partido - O que você precisa saber

você pode gostar também
1 comentário
  1. Miguel Ayan Gaia Diz

    Sobre a escola sem partido,

    Intimidação não é bulling, é agressão!

    QUEM GRITA, BADERNA E FAZ ARRUAÇA É QUE TEM LIBERDADE-DE-CÁTEDRA!

    Com o PT e seus seguidores nós passamos mais de 30 anos interrompendo as aulas ARRANCANDO, retirando ou convencendo com “argumentos de cátedra” professores e alunos! Paralisando as aulas com piquetes, panelaços, carros som, foguetes! Fechamento de escolas, portões, ruas e estradas! ISTO É QUE É FASCISMO!
    Mais recentemente o reitor da Ufpa com vínculo ao sindicato de professores Proifes-PT, EM CRIME ELEITORAL, paralisou as aulas e outras atividades em apoio AO CANDIDATO DO PT! O campus e em especial o hall da reitoria tornou-se um canteiro de oficinas de propagandas com projeções para além do campus! ISTO É QUE É FASCISMO!
    Foi assim que se deu na pratica o arrebanhamento do que lembrou a JUVENTUDE HITLERISTA! Que vergonha!
    Jantar para o “dia dos professores” transformado em palanque do PT! Quando manifestei “fora Lula” vários professores vieram em minha direção contestando minha manifestação de reação contrária, como se todos só tivessem direito a torcer por um único time! ISTO É QUE É FASCISMO!
    A Demagogocracia da “maioria” do DCE-Associação de Professores que SEMPRE alardeavam-se apartidárias, impõe com intimidações, aumentando muito neste período de votação, atos de intolerância, e perseguição ideológica! ISTO É QUE É FASCISMO!
    Em universidades, a associação de professores-PT-PSOL-PCdoB-CUT e o reitor trabalharam deliberadamente e sistematicamente em todo período eleitoral no interior do campus em panfletagem e pseudos seminários junto aos discentes! ISTO É QUE É FASCISMO!
    Na universidade o campus funciona como se fosse sede de um partido particular, não há pluralidade de partidos. O campus funciona como uma embaixada!
    Com o intuito de conduzir uma comunidade ou categoria para o “bem” e minimizar suas perdas, as nossas greves em mais de 30 anos sempre prejudicaram direta ou indiretamente outros segmentos da sociedade!
    Clamávamos por justiça e descontávamos nos outros segmentos da sociedade!
    Nunca pedimos desculpas, nunca pedimos perdão, e quem irá compensar este gigantesco segmento da sociedade que sempre ficou desamparado por uma omissa e covarde justiça!
    QUEM GRITA, BADERNA E FAZ ARRUAÇA É QUE TEM LIBERDADE-DE-CÁTEDRA!
    Não há tempo para argumentos e a isto, reitores, juristas, professores-doutores chamam de uNIVERSIDADE?
    É evidente que num desequilíbrio de forças o domínio do espaço público por partidos-privados descaracteriza a própria universidade e, portanto, a própria sociedade!
    Então, até onde deveria ir o que poeríamos chamar de autonomia universitária e liberdade acadêmica? Não sabemos respeitar argumentação e contra-argumentação!
    Lei eleitoral nas escolas e repartições é claramente para evitar assédio! Principalmente neste período de eleição nós não nos respeitamos e para evitar um mal maior nós temos que bancar como sempre um grande covardão! Diante de nossos alunos, filhos e colegas.
    O STF E TSE TRANSFORMAM EM MOLEQUES TODOS OS TRIBUNAIS AO BURLAR ARDILOSAMENTE AS LEIS ELEITORAIS CLARAMENTE TUTORADOS POR GLOBO E RENITENTES! REGRAS DO JOGO-DE-FORÇAS MODIFICADAS ARDILOSAMENTE NO FINAL DO JOGO! ISTO É QUE É FASCISMO!
    AUTONOMIA NÃO É BLINDAGEM!
    Atenciosamente,
    P.S. Nós carregamos a bandeira do PT por 24 anos!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.