Esgotamento moral: nova versão de burnout viraliza e preocupa especialistas
Algumas pessoas tendem a deixar o trabalho para trás, pois não estão sabendo lidar com a pressão ou o comportamento da chefia. Entenda melhor a síndrome.
Burnout é uma condição psicológica que é definida como a exaustão física e mental do indivíduo. No início deste ano, essa condição relacionada ao trabalho foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde. Atualmente um grupo de especialistas defende que há um subtipo da síndrome. Ela é conhecida como esgotamento moral e também está ligada ao ambiente no qual o profissional atua.
Leia mais: Burnout: saiba o que é e como pode se manifestar na prática
Como identificar o burnout?
Embra já brevemente explicada acima, ainda é importante saber como o burnout se apresenta na vida de alguém. Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, essa condição é uma realidade para as pessoas que apresentam os seguintes comportamentos de forma contínua:
- Muito cansaço, tanto físico quanto mental;
- Dores de cabeça com frequência;
- Alterações no apetite (comer mais ou menos; varia) e algum nível de insônia;
- Concentração fragilizada;
- Sensação de fracasso, derrota e até desesperança;
- Negatividade e insegurança afloradas.
O que seria o esgotamento moral?
Esse novo tipo de cansaço estaria ligado aos valores morais da pessoa, acentuando quando é desrespeitada em seu ambiente de trabalho; contudo, tendo em vista esse é um estudo recente, ainda não temos muitos materiais.
De acordo com a psicóloga Bruna Capozzi do Instituto Meraki, o esgotamento moral ocorre quando um indivíduo é exposto a certas situações que estão em desacordo com as suas crenças e valores no trabalho, gerando uma grande insatisfação e, consequentemente, um profundo cansaço.
Sinais de que você está passando por um esgotamento moral
Essa nova condição que está sendo estudada aponta alguns sintomas que já são capazes de ajudar no diagnóstico deste esgotamento. Sendo assim, confira a seguir quais são esses indícios aos quais deve ficar atento:
- Sente vergonha por alguma situação que tenha acontecido no trabalho;
- Tem mais cansaço que te leva a procrastinar as suas metas;
- Fica ansioso e com medo ao longo do dia no ambiente em que trabalha;
- Tem dificuldade de relaxar;
- Não se sentir parte da equipe;
- Está exausto de todas as maneiras (emocional, mental e fisicamente).
Consequências da síndrome no ser humano
Muitas vezes as pessoas desistem de seus empregos e pedem demissão por não aguentarem mais o ambiente no qual convivem diariamente. Nesta situação, é importante avaliar a influência que a demissão terá na sua vida e na carreira antes de tomar qualquer decisão. Sendo assim, deve-se procurar uma assistência psicológica.
Comentários estão fechados.