Espaços ao ar livre influenciam positivamente na saúde mental dos futuros adultos
Entenda quais espaços de lazer podem ser grandes aliados na saúde mental das crianças.
As experiências na fase da infância são parte da construção do adulto, assim, o acesso a locais naturais como, por exemplo, praias, florestas e parques impactam positivamente nessa construção. Estudos recentes mostram que a probabilidade do retorno – quando adultos – a esses lugares aumenta, assim como a boa saúde mental.
Valeria Vitale — candidata a doutorado na Universidade Sapienza de Roma – afirma que a relação de segurança em espaço azuis, quando crianças, influencia na melhor sensação do adulto com a natureza.
Leia mais: Confira agora dicas que podem te ajudar a manter a saúde mental em dia
Entenda como os espaços naturais podem influenciar positivamente na saúde mental
Em muitos casos, o contato com a água pode causar insegurança e medo. Por esse motivo, o primeiro ponto em destaque é aprender a nadar na primeira infância. Isso ajudará no desenvolvimento da criança e na construção de uma relação confortável e segura dela com os lugares de água que podem ser perigosos. Dessa forma, reduz a possibilidade de afogamentos na fase adulta e até mesmo quando jovem. Em um levantamento realizado na Austrália em junho de 2022, 339 pessoas se afogaram em diversos espaços com água como rios, piscinas, barragens e mares.
O cientista sênior da Universidade de Viena, Dr. Mathew White, afirma que é necessário priorizar a construção e planejamento de espaços urbanos seguros com acesso à natureza. Isso irá colaborar com a saúde mental da criança além de permitir a prática de atividades e exercícios, pensando também na saúde física. O Dr. afirma também que a elaboração dessas políticas irão impactar na saúde mental das gerações futuras.
É fundamental pensar hoje na saúde mental dos futuros adultos para assim, com base nas pesquisas, aplicar o que é possível ao alcance público para o objetivo principal: uma boa saúde mental na vida adulta.
Comentários estão fechados.