Especialista dá dicas FÁCEIS de como consertar paredes descascadas; confira!

A parede descascando ou esfarelando pode acarretar dificuldades além de problemas estéticos. Veja como acabar com esse incômodo!

Imagine entrar em um cômodo da sua casa e se deparar com uma parede descascando, com pedaços de tinta soltos e uma aparência deteriorada. Certamente, não é uma cena agradável.

Além de afetar a estética do ambiente, paredes assim podem representar um risco para a saúde devido à possível proliferação de fungos e bactérias pelo local.

Apesar da grande importância em sanar isso, não entre em pânico, pois há soluções para esse problema. Veja mais a seguir!

A causa das paredes danificadas

(Imagem: Freepik/Creative Commons/Reprodução)

As paredes estufadas e descascadas muitas vezes têm uma história para contar, e isso frequentemente começa com umidade.

Ambientes como banheiros, áreas externas e lavanderias são particularmente suscetíveis a esse problema devido à exposição constante à água e à umidade.

Os vazamentos internos são vilões comuns, gerando danos invisíveis que se manifestam nas paredes ao longo do tempo.

No entanto, a umidade não é a única culpada. A falta de impermeabilização adequada durante a construção ou a ausência de ventilação também podem criar um ambiente propício para o surgimento do problema.

Além disso, não devemos subestimar o impacto da limpeza (ou da falta dela) durante o processo de pintura, pois se trata de uma parte importante da obra.

Descuidos nessa etapa podem resultar em paredes estufadas e descascadas. Por isso, a manutenção e a prevenção têm papéis cruciais na preservação da beleza e integridade das paredes da sua casa.

Como consertar?

Descobrir a raiz do problema é fundamental antes de abordar o projeto de uma parede em condições precárias, conforme orientado por Julia Brepohl, arquiteta do escritório “As Arquitetas SP”.

Quando vazamentos e infiltrações são os vilões por trás do dano, a recomendação é buscar a expertise de um profissional especializado para identificar e corrigir questões relacionadas às tubulações hidráulicas.

A mesma abordagem se aplica quando a umidade tem origem externa, exigindo a reexecução da impermeabilização da área afetada.

Se o descascamento da parede resultar de uma pintura aplicada sobre uma superfície suja ou empoeirada, existe a possibilidade de solucionar o problema.

O processo envolve a remoção completa da tinta, a aplicação de um selador acrílico e, em seguida, uma repintura.

Julia Brepohl fornece uma lista de materiais que podem ser úteis para essa correção:

    • Lonas para proteção de pisos e móveis;
    • Equipamentos de segurança como luvas, óculos e protetores para retirada de peças;
    • Adesivo para melhor aderência de argamassa;
    • Argamassa;
    • Ferramentas como desempenadeira ou regular para aplicação e nivelamento;
    • Lixas para acabamento;
    • Massa corrida ou a tinta desejada para finalizar o trabalho.

    Agora, você já sabe o que tem que fazer para por um fim à deterioração da sua parede!

    você pode gostar também

    Comentários estão fechados.