Conheça 5 espécies de animais que são mantidas em cativeiro
Algumas espécies só existem em cativeiro com o intuito de serem preservadas. Confira algumas delas!
Muitas espécies desaparecem como resultado de desastres naturais ou mudanças climáticas, assim como ocorreu com os dinossauros. No entanto, a ação humana continua sendo a principal causa de extinção. Por isso, existem algumas espécies que são mantidas em cativeiro com o intuito de serem preservadas e, talvez um dia, voltarem para seu habitat natural. Acompanhe a leitura e saiba mais a respeito disso.
Leia mais: As belezas do mar: conheça os animais marinhos que apenas aparecem à noite
Por que os animais são mantidos em cativeiro?
Sem ter que remover nenhum ser do seu habitat, a reprodução em cativeiro pode manter as espécies vivas. Como resultado, há trocas entre instituições em todo o mundo. Possuir coleções de animais e plantas pode ser uma estratégia crucial para a preservação das espécies. Como é o caso dos animais que serão citados a seguir.
5 espécies que são mantidas em cativeiro
Apesar do fato de que inúmeros animais não existem mais em nosso mundo, as reservas e jardins zoológicos foram capazes de salvar certas espécies da extinção. Conheça os 3 animais que só podem ser encontrados nesses cativeiros.
- Milu
O milu, também conhecido como cervo-do-papa-david, é um cervídeo chinês quase extinto. Armand David, que enviou vários espécimes para a Europa em 185, salvou a espécie (por isso o seu nome). Os animais estavam em uma reserva imperial onde a entrada sem permissão era punível com a morte.
- Ararinha-azul
Essa é uma espécie brasileira que se acredita estar criticamente ameaçada e talvez extinta na natureza. Apesar dos esforços para reintroduzi-lo nas florestas, há apenas cerca de 160 espécies em cativeiro, o que é muito pouco. Ela frequentemente se confunde com a pequena arara azul, que agora está extinta por completo.
- Lagarto de cauda-azul
Essa espécie foi descoberta em 1886, na Ilha Christmas. No ano de 2002, os cientistas descobriram que as formigas loucas amarelas representavam uma ameaça para esses répteis. Posteriormente, foi lançado um programa para proteger a espécie. No entanto, ainda assim ele está extinto na natureza.
- Sapo-de-wyoming
O sapo-de-wyoming está extinto na natureza devido às atividades humanas, como o uso de pesticidas. Dessa forma, é difícil aumentar a população devido aos numerosos predadores na vida desse animal. Sua pelagem pode ser marrom escuro, cinza ou com tons de verde e pode crescer até 5 cm de comprimento. Os machos são ligeiramente menores que as fêmeas e têm pequenas saliências nos dedos dos pés.
- Mutum do nordeste
Também conhecido como mutum-de-alagoas, é um pássaro preto brilhante que lembra um faisão. Foi originalmente encontrado nas florestas do nordeste do Brasil, hoje nos estados de Pernambuco e Alagoas. Extintas na natureza, há cerca de 130 aves em cativeiro e há tentativas de buscar reintroduzi-las em seu habitat.
Comentários estão fechados.