A sua chamada de voz pode estar sendo espionada

Os sensores de movimentos dos celulares podem estar sendo usados para espionar mensagens de voz.

A partir das vibrações sonoras que são geradas pelo alto-falante na parte superior do celular, uma técnica avançada é capaz de espionar chamadas de voz dos smartphones Android, usando um aplicativo que registra informações dos componentes. Com essa técnica, é possível identificar o gênero, a identidade e até mesmo o que a pessoa está falando do outro lado, apenas com essas vibrações.

Confira como funciona essa técnica de espionagem

Confira agora como os pesquisadores conseguiram desenvolver essa técnica e como ela funciona:

EarSpy

Esse trabalho, que inicialmente era somente para mensagens no viva-voz, ou seja, oriunda das vibrações da parte inferior do celular, parecia impossível de ser utilizado pela parte superior do celular, no qual, escutamos as ligações.

Dessa forma, após conseguir o resultado esperado, o trabalho foi chamado de EarSpy e apesar de ainda apresentar alguns desafios, foi sem dúvidas uma grande evolução.

Assertividade da nova técnica

Como dito na introdução, com essa técnica foi capaz identificar o gênero da pessoa que fala e até mesmo o que estava sendo dito na ligação.

Estatisticamente, a porcentagem de assertividade com relação às taxas de identificação do gênero de quem estava do outro lado da linha variou entre 77% e 98%.

Saber quem estava falando do outro lado teve uma assertividade de 63% a 91%. Entretanto, o que estava sendo dito teve uma variável de 51% a 56%.

Variáveis que prejudicam o resultado

Existem diversos fatores que podem contribuir com a variação dos resultados, especialmente o de descobrir o que está sendo dito.

Volumes mais baixos, posicionamento do celular, sinal da linha e até mesmo os componentes internos do celular podem dificultar a clareza das informações.

De qualquer maneira, essas informações já servem de alerta para as pessoas prestarem mais atenção no que é dito, pois criminosos estão atentos a essas possibilidades e podem estar tentando espionar as suas ligações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.