Esponja do Mar
Principais características sobre o filo dos espongiários, popularmente conhecido como esponjas.
“Esponja” é o termo popular pelo qual é conhecido o filo dos espongiários. Eles são tidos como os seres vivos mais antigos do Reino Animal. Seu habitat é exclusivamente aquático, na maioria das vezes, marinho.
Veja também: Reino Animalia: Invertebrados e Cordados
Eles vivem fixados em conchas, rochas e outros tipos de estrutura. Ainda que durante muito tempo eles não tenham sido considerados animais, por não apresentarem respostas a estímulos externos, hoje eles são classificados dessa forma.
Além de serem heterótrofos, ou seja, não são capazes de produzir o próprio alimento, eles compartilham muitas outras características com os animais.
Suas estruturas são bastante simples. Eles se constituem basicamente por pequenos orifícios distribuídos pelo corpo, chamados de poro. É por meio deles que a água entra no átrio das esponjas, ou seja, a cavidade central do corpo do animal. Depois de passar pelo corpo do animal, a água sai pelo ósculo, uma abertura da parte superior.
Esses animais apresentam células com funções específicas. É o caso do coanócito e do amebócito. A reprodução acontece de forma assexuada, que possui o nome de brotamento. Outra característica importante é a capacidade de regeneração.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.