Esqueleto axial

Continue lendo para conhecer o esqueleto que sustenta nosso corpo.

O esqueleto axial é formado por 80 ossos que estão divididos entre o crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral, formando o eixo central do corpo humano.

Ele é o responsável por proteger o sistema nervoso central e os órgãos vitais que estão na caixa torácica e, além disso, o esqueleto axial funciona como um pilar de sustentação para todo o sistema esquelético, que é formado também pelo esqueleto apendicular.

Esqueleto axial
Esqueleto axial

Crânio

O crânio é formado por 22 ossos que protegem o encéfalo, sendo 8 ossos no crânio superior e 14 ossos na face.

De todos esses 22 ossos, apenas a mandíbula é móvel e auxilia tanto na fala quanto na mastigação dos alimentos.

Esqueleto axial - Ossos do crânio
Esqueleto axial – Ossos do crânio

Caixa torácica

A caixa torácica é constituída pelas costelas e pelo osso esterno, que é um osso plano que fica localizado na região central dianteira da caixa torácica.

As costelas são 12 ossos encurvados que protegem a região do tórax do nosso corpo. Elas podem ser classificadas de acordo com a ligação delas com outros ossos.

Sete costelas se ligam ao esterno e são chamadas de costelas verdadeiras, três se ligam entre si, sendo chamadas de costelas falsas, e duas não estão ligadas a nenhum osso e são conhecidas como costelas flutuantes.

Esqueleto axial - Caixa torácica
Esqueleto axial – Caixa torácica

Coluna vertebral

A coluna vertebral é formada pelo conjunto de 33 vértebras que são empilhadas umas sobre as outras, com discos intervertebrais entre elas.

Desse total, existem sete vertebras cervicais, 12 vertebras dorsais ou torácicas, cinco vértebras lombares, cinco vértebras sacrais, que são fundidas entre si, e quatro vértebras coccígeas.

A coluna vertebral é o principal eixo de sustentação do corpo e realiza a comunicação entre o sistema nervoso central e o periférico.

Esqueleto axial - Coluna vertebral
Esqueleto axial – Ossos da coluna vertebral

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More