Ranking: 12 frutas altamente recomendadas para a dieta humana
Saiba quais são as 12 melhores frutas que você pode incluir na sua alimentação, absorvendo assim benefícios para a saúde.
As frutas são uma das principais fontes de nutrientes essenciais para a saúde humana, fornecendo vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Por esse motivo, esse tipo de alimento sempre é recomendado por nutricionistas.
Contudo, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher quais frutas incluir na dieta. Para ajudar nessa escolha, montamos uma lista que contém as 12 frutas mais recomendadas por especialistas do Brasil e do mundo.
Essas frutas não só fornecem benefícios à saúde, mas também são deliciosas e fáceis de encontrar em supermercados e feiras livres.
Continue lendo para saber de quais frutas estamos falando, bem como aprender sobre os seus benefícios e usos especiais!
1. Abacaxi
Para iniciar a nossa lista, trouxemos o “rei das frutas”: o abacaxi. Essa fruta é rica em substâncias essenciais como vitamina C, tiamina, potássio, bromelina e muitas outras.
Os compostos presentes nessa fruta oferecem uma série de benefícios para a saúde, como a redução da inflamação, o fortalecimento do sistema imunológico e melhorias na digestão.
Para consumir o abacaxi, basta descascá-lo e cortá-lo em cubos ou fatias, ou ainda utilizá-lo em receitas de saladas, sucos e sobremesas.
Mas, atenção: evite consumir abacaxi em excesso, pois ele também pode causar irritação na boca e no estômago de algumas pessoas, por causa da alta concentração de ácido cítrico.
2. Abacate
Rico em gorduras saudáveis, fibras e nutrientes como potássio e vitaminas E e C, o abacate é uma das melhores frutas que você pode consumir.
Os nutrientes presentes no “avocado”, como essa fruta é chamada em inglês, contribuem para a saúde do coração, redução da inflamação e saciedade, o que leva a um emagrecimento saudável.
O abacate pode ser consumido em saladas, vitaminas e em pratos típicos, como a mexicana guacamole. Além disso, a fruta do abacateiro também pode servir como substituta da manteiga em algumas receitas.
3. Amora
A terceira integrante da nossa lista é a amora, que é rica em antioxidantes, vitaminas C, K e fibras, o que ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico.
Essa fruta delicada e saborosa pode ser consumida fresca, em sucos, smoothies, geleias e sobremesas, além de poder compor receitas de bolo, tortas e outras guloseimas.
4. Banana
Conhecida por ser uma das frutas mais consumidas do mundo, a banana é rica em potássio, vitaminas B6 e C, fibras e antioxidantes.
Esses e outros nutrientes presentes nessa, que é a fruta preferida de muitas pessoas, ajudam a regular a pressão arterial, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.
Como você deve saber, a banana pode ser consumida in natura, em vitaminas, bolos, panquecas e noutras receitas apetitosas.
5. Cereja
Famosa por enfeitar o topo de bolos e tortas, a cereja não é apenas um “rostinho bonito” no mundo das frutas.
Na verdade, esse pequeno fruto é rico em antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, além de ser uma boa fonte de vitamina C e fibras.
A cereja também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e inflamação, por causa do seu poder antioxidante. Pode ser consumida fresca ou em sucos, tortas e sobremesas.
6. Framboesa
A sexta fruta da qual queremos falar é a framboesa, que é um verdadeiro depósito natural de antioxidantes, vitamina C e fibras, o que a torna apta à prevenção de doenças crônicas, e ao fortalecimento do sistema imunológico.
Para agir na melhoria da digestão, a framboesa pode ser consumida fresca, em sucos e como ingrediente de geleias, bolos e tortas.
7. Limão
O famoso “poder” de aumentar a imunidade atribuído ao limão não é um mito. Isso porque esse fruto de gosto peculiar é rico em vitamina C e antioxidantes, substâncias que fortalecem o sistema imunológico e combatem infecções.
Além disso, o hábito de consumir limão pode ajudar a melhorar a digestão e a desintoxicar o organismo. Ele pode ser consumido em sucos, chás, temperos e sobremesas.
8. Maçã
Além de deliciosa, a maçã é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de acúmulo de colesterol ruim, doenças cardiovasculares, diabetes e até de alguns tipos de câncer.
Para incluir a maçã na sua dieta, você pode consumi-la em sua forma in natura, em sucos, tortas, compotas e várias outras receitas. Solte a sua imaginação!
9. Melancia
Você já deve ter ouvido falar que a melancia é rica em água, correto? Pois bem, isso é totalmente verídico e essa é uma das principais características dessa fruta icônica.
Entretanto, as propriedades da melancia não param por aí, uma vez que ela também é rica nas vitaminas A e C, bem como em antioxidantes que ajudam a manter a hidratação, fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações pelo corpo.
As melhores formas de consumir melancia são in natura, em sucos, saladas e sobremesas. Uma boa dica para dias quentes de verão é consumir a melancia em cubos e gelada. É delicioso e refrescante!
10. Mirtilo
Segundo revelaram alguns achados arqueológicos, o mirtilo é consumido por seres humanos há dezenas de milhares de anos, desde a época em que a nossa espécie vivia da caça de animais e da coleta de frutos.
O mirtilo é rico em antioxidantes e vitaminas de vários tipos, como a C e a K. Ademais, também possui uma grande quantidade de fibras alimentares, que agem como um “detergente do sistema digestivo”, prevenindo uma série de doenças.
E por falar doenças, o mirtilo é capaz de combater males crônicos e fortalecer o sistema imunológico por causa das suas propriedades únicas. Pode ser consumido fresco, em sucos, geleias, bolos e tortas.
11. Morango
Na penúltima colocação da nossa lista que traz 12 das melhores frutas que podem ser consumidas pelos seres humanos está o morango, que é o queridinho de muitas pessoas.
Além de rico em água e vitamina C, o morango também é pobre em carboidratos, o que favorece o emagrecimento de quem o consome.
No mais, esse pequeno fruto vermelho também possui um alto teor de fibras, que ajudam a prevenir doenças crônicas, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão.
O morango pode ser consumido de diversas formas, desde in natura até a adição em saladas, sobremesas e sucos.
12. Tâmara
Finalizando o nosso artigo está uma fruta que, muito provavelmente, foi consumida pelo próprio Jesus Cristo, além de outras figuras de valor histórico inestimável, como Maomé, Moisés e Abraão, por exemplo. Estamos falando da tâmara!
Nativa do Oriente Médio, a tâmara possui grandes quantidades de fibras alimentares, gorduras boas e sais minerais essenciais em sua composição, o que favorece a saciedade e o fortalecimento do sistema imunológico.
Você pode consumir tâmaras frescas ou secas, de forma in natura ou em receitas específicas.
Comentários estão fechados.