ESSAS tecnologias vão revolucionar o mundo até 2030; entenda como e porquê
Conheça as tecnologias emergentes com potencial para transformar diferentes segmentos da sociedade. Uma visão das inovações que definirão o amanhã.
Conforme nos aproximamos da terceira década do século XXI, podemos observar que cada vez mais o avanço da tecnologia tem sido uma realidade, não é mesmo? As evoluções têm acontecido e desafiado o mundo.
E para você entender melhor o assunto, trouxemos algumas delas que podem transformar a nossa sociedade até 2030. Veja mais detalhes a seguir!
Internet quântica
A ferramenta está baseada na transmissão de informações e dados através dos sinais quânticos, diferentemente do que é comum hoje, em que a transmissão ocorre via sinais de rádio.
A maneira de se conectar à internet é voltada para a transmissão de dados resistentes e seguros aos hackers, ou até mesmo evitar que sejam interceptados.
A intenção é que, até 2030, as pessoas consigam usar seus dispositivos pessoais para receber ou enviar informações em códigos quânticos, por meio de servidores da nuvem.
Extração de carbono
Outra tecnologia que poderá revolucionar o mundo é o sequestro de carbono, ou seja, a extração desse componente do ambiente.
Uma das maneiras de fazer isso é com árvores sintéticas, dispositivos capazes de coletar o CO2 com muita eficiência, ainda maior do que as formas naturais.
Tais dispositivos, quando instalados, poderão estar posicionados em lugares estratégicos, onde a poluição local é bem alta, como os centros urbanos, ao lado de algumas estradas e em outros lugares, para reduzir o impacto negativo dessa transmissão de carbono.
Quando o carbono é capturado, é possível ser solidificado e usado para outros fins, como na produção industrial de bens.
(Imagem: divulgação)
Impressão 3D de órgãos humanos
Você já parou para imaginar a possibilidade de imprimir órgãos humanos em 3D? Essa também é uma das tecnologias capazes de revolucionar o mundo em alguns anos.
A impressão 3D é feita para criar sistemas biológicos funcionais, usando a precisão microscópica para depositar células em camadas.
O foco inicial é gerar elementos simples do nosso corpo, como vasos sanguíneos e tecidos. Mas, com o passar do tempo, é possível aumentar essa complexidade, podendo compor órgãos mais simples.
Inteligência Artificial (IA)
Também é possível que, em alguns anos, possamos observar os avanços da IA nos computadores, assim como tecnologias que poderão reconhecer imagens, vozes e até melhorar o aprendizado através do algoritmo.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que é muito empregada atualmente, e, por conta disso, tem sido aprimorada com muita rapidez, com novas versões que estão evoluindo.
A intenção é que, em algum momento, a IA possa atingir um nível tão alto que ela será capaz de interagir com os humanos por meio de perguntas, por exemplo.
Comentários estão fechados.