Está desidratado? Consumir água talvez não seja a opção ideal, segundo este médico
Sintomas de desidratação incluem sede, boca seca e redução da elasticidade da pele.
Desidratação é causada quando uma pessoa não consome água suficiente. Mas, embora a água seja importante para manter o bom funcionamento do corpo, em casos de desidratação, não basta somente beber água. Nesses casos, outros alimentos, como suco de frutas ou leite podem ser mais efetivos no combate ao quadro de desidratação, segundo Siddharth Bhargava.
Desidratação acontece quando ganhos e perdas estão em desequilíbrio
O corpo humano, para funcionar adequadamente, deve estar em equilíbrio. Isso também acontece com a ingestão de líquidos. Quando não há consumo suficiente de água, o corpo não perde apenas água, mas sais minerais e outros nutrientes. Por isso, beber água para combater a desidratação não é suficiente.
Nesses casos, o ideal é buscar líquidos e outros alimentos com maior capacidade para reter a água no organismo e evitar as consequências da desidratação. É o caso do leite, água de coco e suco de laranja. Assim, você não deve deixar de beber água, e sim conhecer alternativas que também são eficazes para combater a desidratação.
Ao lado dos líquidos, outros alimentos sólidos com alto teor de água também podem ser ingeridos, como é o caso de frutas, como melão, melancia, abacaxi, além de vegetais como tomates e outras verduras. E se o suco da laranja é válido, comer a fruta também é eficaz no combate à desidratação.
Sintomas da desidratação
Quando você está com pouco líquido no organismo, o corpo dá sinais de que algo não vai bem. No caso da desidratação, o primeiro sinal é a sede excessiva e a vontade de beber água. Boca seca, fraqueza e poucas idas ao banheiro para urinar são outros sintomas.
A causa para desidratação pode ser simples, como o calor excessivo, que aumenta a transpiração, consumo de bebidas alcoólicas, como cervejas, com poder de desidratar o corpo ao eliminar sais minerais através da urina, mas doenças como diabetes ou viroses na forma de diarreias também são outros fatores.
Assim, para evitar quadros de desidratação, o ideal é consumir, no mínimo, 2L de água por dia, ter uma boa dieta, com ingestão de alimentos ricos em água e a prática de atividades físicas. Mas não esqueça: Nada substitui a água, então esteja sempre com uma garrafinha ao seu lado.
Comentários estão fechados.