ESTA é a melhor hora do dia para beber café, segundo cientistas

Você pode ter consumido a bebida quente mais famosa do mundo da maneira errada por toda a vida. Saiba mais!

Que o café é uma das bebidas mais amadas do mundo, não é novidade para ninguém. Não à toa, esse produto ficou conhecido como “ouro verde” há alguns séculos atrás, quando começou a ser cultivado em larga escala no mundo inteiro.

Além do seu gosto peculiar, a bebida tem benefícios comprovados, como o poder de “energizar” o cérebro, dando mais disposição e vigor aos seus consumidores.

Porém, o café também pode ser muito benéfico à saúde, fornecendo antioxidantes naturais e servindo como combatente de doenças sérias, como diabetes do tipo 2 e até alguns tipos de câncer.

Entretanto, o consumo de café excessivo ou feito em horas erradas pode trazer consequências negativas ao corpo humano, como perda de sono e aumento dos níveis de estresse.

Por esse motivo, um estudo divulgado recentemente recomenda algumas horas “certas” para tomar café sem se prejudicar com ele.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo!

Porque é preciso ter uma hora certa para tomar café?

Em concordância com o que já citamos anteriormente, o estudo realizado pela Geisel School of Medicine, do Dartmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos, nos informa que tomar café na hora errada pode estimular a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

O neurocientista Steven L. Miller, pesquisador que liderou o estudo, afirma que consumir café em momentos considerados inoportunos pode contribuir para que o cérebro fique “ligado” por mais tempo do que deveria.

Com isso, os muitos benefícios trazidos pela bebida podem ser ofuscados pelo aumento do estresse e pelo estado de atenção elevado.

Então, qual é a hora certa para tomar café?

Ainda segundo o estudo, a hora certa para tomar café é quando os níveis de cortisol no cérebro estiverem baixos.

Em outras palavras, o momento ideal para consumir a bebida é sempre 1h30 ou 2h depois de acordar. Veja esses exemplos:

  • Se você acorda às 7h da manhã, deve tomar café entre 8h30 e 9h;
  • Se você acorda às 9h da manhã, deve tomar café entre 10h30 e 11h e assim sucessivamente.

Além disso, os pesquisadores também recomendam que a quantidade máxima de café consumida por dia seja de três xícaras de chá.

Ademais, também é recomendado que entre as xícaras o usuário mantenha os intervalos de 1h30 a 2h.

Ou seja, se você tomar uma xícara de café às 9h da manhã, só deve tomar a próxima entre 10h30 e 11h, no mínimo.

Por fim, o estudo aponta que o ideal é não tomar café depois do pôr do sol, pois isso pode prejudicar o sono da noite.

Essas dicas podem até parecer um pouco difíceis de seguir, sobretudo para quem é apaixonado por café. Porém, os especialistas garantem que manter a disciplina no consumo de café faz toda a diferença na qualidade de vida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.