Seu Wi-Fi está lento? Pode ter alguém ‘roubando’ sua internet – saiba como resolver

A queda na velocidade da conexão de internet sem fio é um sinal clássico de invasão à rede. Veja como acabar com essa festa!

Você já teve a sensação de que o seu Wi-Fi ficou mais lento e que a conexão de internet parece não ser mais a mesma?

Bom, isso pode ser um “sintoma” de que a sua internet está sendo compartilhada, mesmo que você não tenha dividido a sua senha com ninguém.

Acontece que a sua rede de internet pode ter sido invadida por terceiros, que podem ser desde vizinhos, que de alguma forma descobriram sua senha, até hackers que quebraram o sigilo do seu roteador e estão “roubando” a sua internet.

Contudo, felizmente existem pelo menos três formas bastante simples de resolver esse problema chato. Confira quais são nos próximos tópicos!

1. Reposicione o seu roteador

A primeira forma de acabar com a “festinha” de alguém que supostamente está usando a sua internet sem permissão é reposicionar o roteador.

Em resumo, o ideal é manter a máquina longe das paredes de divisa com vizinhos, se houverem.

No caso de apartamentos, além das paredes laterais é necessário se atentar ao piso e ao teto, já que podem haver vizinhos em baixo e em cima da casa.

Tomando essas precauções, você irá deixar o sinal de Wi-Fi distante desses possíveis usurpadores, protegendo a potência da sua conexão.

2. Mude a senha

Mudar a senha do Wi-Fi é a primeira atitude de quem nota que está acontecendo alguma coisa estranha com a internet. Por isso, essa dica pode parecer um tanto quanto óbvia.

Porém, a mudança de senha é algo até recomendado por especialistas em segurança cibernética, uma vez que pode proteger a rede de Wi-Fi local contra ataques de cibercriminosos.

Por isso, o ideal é que você troque a senha do seu Wi-Fi periodicamente, mesmo que não note nenhuma queda na velocidade da conexão.

3. Troque o roteador

Por fim, temos uma dica que é, digamos, drástica, e só deve ser tomada em casos mais sérios: trocar o roteador.

Resumidamente falando, você só deve trocar o seu roteador se, por acaso, vier a constatar que o problema de conexão está nele.

Ou seja, se não tiver ninguém usando a sua internet além de você, possivelmente a lentidão na conexão está sendo ocasionada pelo roteador, que deve ser trocado.

Em geral, isso acontece por causa do desgaste da vida útil dos roteadores, que é de, no máximo, quatro anos de uso.

Fique atento a essas dicas para não ficar sem internet!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.