Está se sentindo fraco? Saiba como absorver vitamina D da melhor maneira

Entenda a importância dessa vitamina e veja quais são os melhores métodos e horários para absorvê-la da maneira mais benéfica possível.

A exposição à luz do sol de maneira adequada é a principal forma que o nosso corpo tem de produzir a vitamina D. De acordo com uma postagem na conta do Instagram da nutricionista Leema Mahajan, a vitamina em questão está envolvida na criação de diversas enzimas e proteínas que são essenciais para a saúde. Ela também auxilia na prevenção de várias doenças. Dessa forma, é fundamental que esteja em dia. Saiba como garantir essa absorção.

Leia mais: Atenção: estes são os sinais que seu corpo apresenta por falta de vitamina B12

Já é um fato bastante conhecido e difundido que precisamos de uma certa exposição ao sol, uma vez que é por meio dela que adquirimos os benefícios mencionados e que também recebemos uma ajuda na manutenção da saúde dos nossos ossos e ligamentos.

Caso você não saiba muito bem qual é o melhor momento do dia ou a melhor maneira para tentar absorver tudo que é proporcionado pelos raios solares, confira mais logo abaixo todas as sugestões.

Como absorver vitamina D da maneira correta

De início, cabe apontar os problemas derivados da falta de vitamina D em nosso organismo:

  • Ganho de peso;
  • Problemas respiratórios;
  • Queda de cabelo;
  • Alteração de humor;
  • Deficiência óssea;
  • Perda de músculo.

Para absorver a luz solar da maneira mais benéfica e saudável possível, veja as dicas dadas pela nutricionista:

  • O melhor horário, segundo Leema Mahajan, é entre 12h e 15h. Por outro lado, o Dr. Udit Kapoor, um consultor sênior e ortopedista no hospital asiático em Faridabad, alegou ao site Indian Express, que o horário ideal para tomar um banho de sol é quando os raios solares estão mais amenos, já que a exposição direta a eles pode levar a um tumor maligno formado por células produtoras de pigmentação, que são conhecidas como melanócitos;
  • Mahajan recomenda expor as costas, braços e ombros, alegando que quanto mais tempo de sol, melhor. Já o Dr. Kapoor recomenda evitar exposição solar por longos períodos;
  • A nutricionista diz que não são necessários mais de 15 minutos para aqueles com as peles mais claras, mas os os de pele mais escura devem ficar expostos ao sol por cerca de 30 minutos;
  • Evite deixar os olhos expostos à luz solar.

Por fim, ela recomenda utilizar o protetor solar apenas depois dessa exposição, visto que os produtos não permitem a absorção dos raios UV.

Cabe ressaltar mais algumas recomendações feitas pela Dra. Padmini B V, nutricionista clínica chefe no Apollo Hospitals em Bangalore. Vejam só: ela diz que utilizar roupas claras podem ajudar este processo e também fala em sua conta sobre os protetores e loções que podem inibir a absorção dos nutrientes. Recomenda que exercícios físicos sejam realizados sob a luz do sol, já que ela aumenta a força dos ossos e promove a sonhada absorção da vitamina D.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.