Atenção motoristas: agora é obrigatório andar com este documento; saiba qual

Novas mudanças passam a exigir que motoristas tenham em posse este documento digital.

Para comprovar a regularidade do seu veículo, anualmente é emitido um documento para motoristas chamado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Sempre que um motorista estiver ao volante, ele deve ter em sua posse seu certificado. Caso aconteça dele ser parado e não estar com o certificado em mãos, poderá ser multado ou até punido.

No decorrer da matéria ensinamos como gerar o seu documento de maneira digital.

Leia mais: 18 dicas para enjoos durante as viagens de carro

Motoristas devem dirigir com o CRLV em mãos

O CRLV permite que os agentes públicos possam identificar quais veículos possuem irregularidades ou estão aptos a andar nas ruas, tal medida visa a garantia da população. Uma vez que um carro é apontado como seguro, é possível emitir um certificado CRLV online. Essa alternativa permite que qualquer pessoa obtenha um sem ter o documento físico em mãos.

A partir de agora, os motoristas devem ter sempre em mãos a versão digital do certificado. Se tiverem problemas em emiti-lo, devem procurar imediatamente ajuda para verificar se há necessidade de alguma revisão. Essas mudanças ocorreram devido a mudanças implementadas. Até 2020, o certificado era entregue pelos Correios nas residências dos condutores.

Aprenda a emitir o documento

O primeiro passo para emitir o certificado é baixar o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em seguida, será necessário informar os dados do titular do veículo na plataforma. Esses dados são os mesmos dos usados para acessar as plataformas do Governo Federal.

Ao acessar a plataforma digital, é só clicar em “Veículos”, posteriormente em “Adicionar um CRLV”. Preencha os dados os quais são solicitados pela plataforma e digite o código de segurança disponibilizado no Certificado de Registro do Veículo.

Após realizar o cadastro, basta verificar se o documento pode ser emitido. Caso o documento não apareça, provavelmente existe alguma pendência impedindo a emissão do CRLV. Nesses casos, é preciso resolver o problema, o qual pode estar relacionado com taxas atrasadas, como IPVA ou do seguro DPVAT.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.