Estações Fantasmas: conheça as histórias das paradas de metrô abandonadas no Brasil

Algumas estações viraram "fantasmas" por falta de verbas para concluir a obra, deixando-as vazias.

A primeira linha de metrô brasileira foi inaugurada na década de 1970 e representou uma grande transformação na dinâmica urbana do país. De lá para cá, grande parte das capitais ganharam linhas próprias, o que deu rapidez à vida nas cidades.

Por outro lado, ainda é possível encontrar algumas estações fantasmas nos metrôs do Brasil. Veja algumas delas!

Leia mais: Os melhores lugares para fazer compras no centro de São Paulo

Saiba mais sobre as estações fantasmas de metrô

São Paulo

A capital paulista foi a primeira cidade brasileira a receber linhas de metrô, e já no início das obras, muitos foram os projetos iniciados para dinamizar o transporte na cidade. Entretanto, nem todas essas estações foram para frente, inclusive, muitas ficaram pela metade ou até mesmo praticamente prontas para o uso, mas abandonadas.

Por exemplo, temos a Estação Pedro II, que ficaria na Linha-3-Vermelha de São Paulo e até tem um espaço para embarque, mas não há trilhos e está dois níveis abaixo da linha operacional. Essa estação até recebeu um projeto de ser incorporada à Linha 4-Amarela, mas os projetistas mudaram o desenho. Atualmente, moradores de rua a usam para fugir do frio.

Outro projeto abandonado em São Paulo foi o Ramal Moema, que chegou a ter 200 metros concluídos. Apenas em 2018 incorporou-se a estação da Moema à Linha 5-Lilás, entretanto, permaneceram abandonadas as estações Tutoia e Ibirapuera. Atualmente, para chegar ao Ibirapuera, é necessário descer na Estação AACD-Servidor.

Ramal Moema. Foto: Wikimedia Commons / Metrosp

Rio de Janeiro

A segunda maior cidade do Brasil também não escapou de ter as suas estações fantasmas. Por exemplo, temos a estação Carioca 2, que não foi concluída por falta de verbas. Essa estação fica aproximadamente a 18 metros acima da estação Carioca, no Rio de Janeiro, mas a maioria dos cidadãos que passam por lá sequer desconfiam que estão debaixo de uma linha praticamente pronta.

Plataforma da Carioca. Foto: Blog Metrô Rio

Inclusive, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou em 2018 que iria retomar as obras na estação, e até mesmo convidou a imprensa para conhecer o local. No entanto, o projeto não foi para frente, de modo que o local se transformou em apenas mais uma estação fantasma no Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.