Estados Unidos podem ficar sem eletricidade; veja o motivo
O país tem uma alta demanda de consumo, e as projeções, inclusive, aumentaram em relação às últimas estimativas.
A energia elétrica é algo essencial para a vida moderna e nem podemos imaginar o mundo sem ela.
Pense, então, nos Estados Unidos, país mais rico do mundo, sem luz? Seria um caos ou quase um apocalipse.
No entanto, a maior potência econômica mundial vem sofrendo com a escassez de energia elétrica.
A ponto de algumas cidades do estado da Geórgia enfrentarem, eventualmente, instabilidade, preocupando os moradores.
Isso ocorre porque a população do país, que cresce muito a cada ano, já tem sobrecarregado o sistema. Assim, algo temido no mundo inteiro pode virar realidade em pouco tempo na terra do Tio Sam.
Alguns vilões da energia elétrica
Energia elétrica em xeque nos Estados Unidos – Fotos: Pixabay/Reprodução
Diversos fatores podem ser responsáveis pela falta de energia elétrica nos Estados Unidos. E, se não houver mudanças, já a partir da década de 2030 a situação pode ficar mais complicada.
Um exemplo é o grande aumento do número de carros elétricos, que chegam como uma solução para os veículos a combustão, estes muito poluentes. Contudo, os novos modelos consomem bastante energia.
E, se antes a expectativa era ter 400 mil veículos elétricos rodando por lá até 2030, essa estimativa subiu para R$ 2 milhões.
O que também se tornou um grande vilão da energia elétrica é a inteligência artificial (IA). Os centros de processamentos de dados precisam de armazéns que afastam muita eletricidade.
Questão climática
Paralelo a tudo isso, existe o aquecimento global, que preocupa o mundo e já causa tragédias, como as enchentes no Rio Grande do Sul.
Para as empresas fornecedoras de energia elétrica, há a questão entre suprir a demanda interna sem deixar de lado as metas climáticas.
Mas o fato é que diversas novas empresas estão surgindo no país. E a indústria sempre consome bastante energia elétrica, sobrecarregando mais a demanda interna.
Dessa maneira, os Estados Unidos, hoje o país mais rico do mundo, encara esse problema que não está conseguindo saber lidar.
Isso, de certa forma, impactaria o mundo inteiro, já que a falta de energia elétrica lá afetaria toda a cadeia econômica global.
Comentários estão fechados.