Estão abertas as inscrições do Fies Social; veja como participar
O programa visa abrir mais oportunidades de financiamento estudantil facilitado para estudantes oriundos de famílias comprovadamente carentes e/ou vulneráveis.
O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (12) as inscrições para o Fies Social, uma modalidade mais abrangente do Programa de Financiamento Estudantil oferecido pela pasta desde 1999.
A intenção do governo com a novidade é promover mais chances de acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior em universidades privadas por meio de bolsas de estudo.
Para poder participar do Fies Social, o candidato precisa estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e fazer jus a uma renda per capita familiar de no máximo R$ 706 (meio salário mínimo).
As inscrições agora abertas podem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até a próxima sexta-feira, dia 15 de março. Já os resultados da seleção devem ser divulgados em 21 deste mês.
Fies “normal” e Fies Social
Ainda de acordo com o MEC, o Fies terá um total de 112 mil vagas em 2024. Destas, 50% será destinado ao Fies Social.
O órgão destaca que a principal diferença entre o Fies “normal” e o Fies Social está na abrangência do financiamento estudantil concedido. Enquanto o primeiro financia no máximo 85% da somatória das mensalidades dos cursos, a nova modalidade pode chegar a 100%.
Em outras palavras, se comprovar que é oriundo de uma família de baixa renda, o estudante pode ter a totalidade do seu curso numa instituição privada custeada pelo governo federal. Porém, continua sendo necessário pagar o financiamento após a conclusão do curso.
Além disso, tanto o Fies comum quanto o Fies Social resguardam tetos semestrais de financiamento de R$ 42,9 mil. Ou seja, se a soma de seis mensalidades do curso escolhido ultrapassar esse valor, ele não poderá ser 100% financiado.
Comentários estão fechados.