Universidade de Brasília começará a receber estudantes 60+ no próximo dia 18

Os calouros foram aprovados em um vestibular especial criado pela UnB no final de 2023.

Na próxima segunda-feira, dia 18 de março, 136 estudantes calouros cujas idades superam os 60 anos, darão início ou retomarão suas jornadas acadêmicas. Esses são os aprovados no vestibular conduzido pela Universidade de Brasília (UnB) no final de fevereiro, anunciado no final de 2023 e reservado exclusivamente para esse segmento demográfico.

Os novos universitários, cujas idades oscilam entre 60 e 78 anos, compreendem uma maioria feminina, abarcando seis em cada dez estudantes, enquanto os restantes quatro são do sexo masculino.

Eles devem ocupar cadeiras em 37 cursos presenciais, distribuídos entre os quatro campi da UnB: Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Esses novatos foram aprovados sob o escopo de uma concorrência acirrada. Mais de 3 mil indivíduos manifestaram interesse, e 1.979 submeteram-se à prova de redação em língua portuguesa em 28 de janeiro.

Apenas uma fração inferior a 7% emergiu vitoriosa, conquistando seu ingresso na universidade. Destaca-se que o curso de psicologia liderou em inscrições, com 566 aspirantes disputando escassas duas vagas.

Thaís Lamounier, incumbida da Diretoria de Inovação para o Ensino de Graduação, no âmbito do Decanato de Ensino de Graduação, expressou seu espanto diante da expressiva adesão dos idosos às oportunidades acadêmicas.

“Foi uma surpresa muito grande. A gente não esperava realmente essa quantidade”, afirmou.

Ademais, a diretora pondera sobre o potencial de aprendizado que os alunos idosos possuem para transmitir aos jovens universitários.

“Os mais velhos vão ensinar bastante com a sua experiência. Os mais jovens vão ensinar sobre questões institucionais e ajudar na adaptação do público mais velho à universidade.”, disse.

Thaís destaca, por fim, que a chegada dos estudantes “60+” à UnB assume caráter de marco histórico para a instituição.

“Esses cabelos brancos vão começar a escrever uma nova história da instituição, pode ter certeza.”, prevê.

* Com informações da EBC – Agência Brasil

você pode gostar também

Comentários estão fechados.