ESTAS são as doenças que permitem a aposentadoria por invalidez; confira
A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido apenas em casos de enfermidade extremos. Saiba quais!
Se você deseja solicitar a aposentadoria por invalidez, saiba que é necessário conhecer quais doenças dão direito a receber esse benefício. Afinal, elas variam conforme a gravidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por atestar, ou não, a incapacidade permanente para que a aposentadoria por invalidez seja concedida. Logo, não basta apenas que o aspirante a beneficiário tenha a doença, é necessário que ela verdadeiramente o incapacite.
Ou seja, mesmo tendo uma das enfermidades descritas abaixo, a pessoa pode não ter direito a receber a aposentadoria por invalidez. Por isso é importante entender mais sobre o assunto. Acompanhe a seguir!
Doenças que podem conceder o direito à aposentadoria por invalidez
Alienação mental
A alienação mental, também conhecida como transtorno mental, abrange várias condições que interferem na mente de uma pessoa, impedindo que o comportamento emocional e cognitivo funcione corretamente.
Dentre outros transtornos mentais que podem conceder o direito a essa aposentadoria, é possível destacar o transtorno bipolar, esquizofrenia, doença de Alzheimer, depressão grave, retardo mental grave, entre outras.
Para conseguir benefício, é necessário que haja comprovação de que a pessoa possui incapacidade permanente e total para o trabalho através de perícias e laudos médicos.
Esclerose múltipla
Trata-se de uma patologia crônica que pode deixar a pessoa incapacitada, pois afeta o sistema nervoso central e a medula espinhal. Com isso, a comunicação entre corpo e cérebro pode ser dificultada.
Tal doença acarreta no paciente problemas de equilíbrio, coordenação motora, dificuldade cognitiva e fraqueza nos músculos. Assim, é uma enfermidade que possibilita o direito à aposentadoria por invalidez.
(Imagem: divulgação)
Tuberculose ativa
A tuberculose ativa consegue incapacitar a pessoa para o trabalho por prejudicar os pulmões. Para receber o benefício com essa doença, o paciente pode ser dispensado de cumprir o período de carência de 12 meses de contribuição.
Hanseníase
Essa é a mesma condição de saúde que ficou conhecida como lepra no passado. Ela é nociva aos olhos, a pele, aos nervos periféricos, ao trato respiratório e às mucosas do nariz do paciente.
Com essa condição, a pessoa consegue solicitar a aposentadoria por invalidez, caso não tenha saúde suficiente para trabalhar, sem precisar cumprir o tempo de 12 meses de contribuição.
Cegueira
A cegueira total ou irreversível dos dois olhos consegue fazer com que a pessoa também tenha o direito de se aposentar por invalidez.
Para que o benefício seja concedido, é necessário que essa incapacidade permanente e total para o trabalho seja comprovada através de laudos e exames médicos.
Comentários estão fechados.