Estátua da Liberdade – Símbolo da independência norte-americana

Símbolo de libertação, democracia e esperança, a Estátua da Liberdade é um dos pontos turísticos mais visitados e referenciados do mundos.

0

A Estátua da Liberdade, ou em inglês, Statue of Liberty, é um monumento localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.

É um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, tendo sido considerado Patrimônio Mundial da Unesco em 1984, além de fazer parte do ranking das Sete Maravilhas do Mundo.

Tida como símbolo de liberdade, esperança e democracia para os estadunidenses, a estátua traz como representação a imagem da deusa romana da liberdade, “Libertas”.

Segurando uma tocha com a mão direita, de forma a mantê-la erguida, a figura emblemática da divindade também carrega na mão esquerda a Declaração da Independência dos Estados Unidos, com as inscrições em números romanos da data de sua promulgação: 4 de julho de 1776.

Acredita-se que tanto a tocha, quanto o livro e a coroa de sete pontas sejam símbolos da maçonaria, o que indicaria que o projetista, Frédéric Auguste Bartholdi, fosse maçom.

Na parte da coroa, há 25 janelas em referência às jóias encontradas no solo da região, além dos sete raios que apontam para os sete continentes e mares do mundo.

Onde fica a estátua da liberdade?

Colocada na Ilha da Liberdade (Liberty Island, em inglês), a Estátua da Liberdade está situada na cidade de Nova York, Estados Unidos. Por sua grandeza, é possível avistá-la de diferentes pontos da cidade. 

liberty-island
Imagem área da Liberty Island, próxima à entrada do porto de Nova York.

Qual é a altura da Estátua da Liberdade?

Como o pedestal, a Estátua da Liberdade chega aos 92,99 metros de altura. Agora se for contar apenas a figura da estátua, sem o pedestal, chega-se a marca de 46,5 metros. Por vias de comparação, sua altura chegaria à mesma que a de um prédio de 22 andares.

Em relação a outros grandes monumentos conhecidos mundialmente, a ordem seria: em primeiro lugar está o Buda do Templo da Primavera (China), seguido pela Estátua da Liberdade (EUA), Mãe Pátria (Rússia), Cristo Redentor (Brasil) e a Estátua de David (Itália).

comparação-estatua-da-liberdade
Comparação da altura Estátua da Liberdade em relação à outros monumentos mundiais, como o Cristo Redentor (Brasil) e o Buda do Templo da Primavera (China)

História da construção da Estátua da Liberdade

Feita de cobre, cimento e aço, o monumento faz parte das obras de estilo neoclássico. 

Projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi (1834 -1904) e pelo engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), que também trabalhou no projeto da Torre Eiffel de Paris, a Estátua da Liberdade foi dada como presente pelos franceses no ano de 1886 aos americanos, como que para comemorar o centenário de independência dos Estados Unidos

A confecção do ícone aconteceu na cidade de Paris, sendo posteriormente enviadas para o continente norte-americano, por navio, todas as 350 partes do monumento

Foi concluída na França em 1884 e só inaugurada nos Estados Unidos, quatro meses depois da sua chegada em território norte-americano.

No dia do evento, contou com a presença do então presidente Grover Cleveland e dos idealizadores do projeto, em 28 de outubro de 1886, na cidade de Nova York. 

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

Confira algumas curiosidades interessantes sobre o monumento da Estátua da Liberdade.

  • Em se tratando de peso, a estátua pesa por volta de 225 toneladas, sendo considerada como a mais pesada do mundo. Isso se dá principalmente pela presença de cimento e aço na sua composição.
  • É atualmente o ponto turístico mais visitado de Nova York, onde seu acesso se dá por meio de barcos ou balsas, visto que o monumento está localizado em uma ilha.
  • O número de visitantes a cada ano fica entre os 3 a 4 milhões.
  • A musa inspiradora que deu forma ao rosto da estátua foi a própria mãe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi. 
  • Uma das obras mais replicadas do mundo, atrás da campeã Mona Lisa de Da Vinci, há inúmeras cópias da estátua espalhadas pelo mundo, em países como Japão, França, Brasil e outros.
  • Para quem quiser chegar até a coroa, é preciso subir um conjunto de escadas um pouco extenso, cerca de 215 degraus para o pedestal e 354 até a coroa. 
réplica-estátua-da-liberdade
Réplica da Estátua da Liberdade na cidade do entretenimento, Las Vegas

Veja também: Estados Unidos – História, independência, mapa, características e principais cidades

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.