Os continentes da Terra

O Planeta Terra possui seis continentes, que são divididos pelos oceanos. Estes servem para uma melhor compreensão do planeta. Saiba quais são esses continentes, suas extensões territoriais,quantidade de países e a população.

0

Continentes são as separações feitas por homens para a melhor compreensão territorial do Planeta Terra.

Os continentes são separados por oceanos. Isso atualmente, pois, há aproximadamente 400 milhões de anos existia apenas um continente. Este era chamado de “Pangeia“.

Veja na imagem a seguir: Pangeia
As placas tectônicas fizeram com que o Pangeia se dividisse em seis partes. Por isso, hoje o nosso planeta possui seis continentes, sendo estes: Ásia, América, África, Antártica, Europa e Oceania.

Saiba mais sobre os continentes do Planeta Terra:

ÁsiaÁsia

A Ásia é o maior continente do Planeta Terra, com aproximadamente 45 milhões de km². Além disso, também possui a maior população, estimada em 4,5 bilhões de pessoas. Na Ásia é encontrado o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura. O continente possui 53 países.

América

Mapa Continente Americano

A América é o segundo maior continente do mundo, com a área total de 42 milhões de km². Sua população estima-se em 1 bilhão de habitantes. Este geralmente é dividido em três partes, a América do Norte, Central e do Sul. Também existe a separação como América Anglo-Saxônica e América Latina. O Continente possui 35 países.

ÁfricaÁfrica

A África é o continente com a maior quantidade de etnias do planeta. Antes dos europeus, o continente possuía mais de duas mil civilizações diferentes. Sua área total é 30 milhões de km² e população estimada em 1,2 bilhões de pessoas. O continente possui 54 países.

Antártica

Antártica

Também conhecida como Polo Sul, a Antártica é o quarto maior continente do mundo, com cerca de 14 milhões de km². O seu território é dividido entre vários países, que constituem várias bases  para realizarem pesquisas científicas. O continente possui várias extensões de terra, sendo este o oposto do que as pessoas acreditam. Além disso, existe vida no território. Como exemplo, os pinguins.

Europa

Europa

A Europa é o continente politicamente mais importante do mundo, mesmo não sendo o maior. Isso porque, através dele, vários ideais políticos, econômicos, culturais e sociais em vários territórios foram influenciados. Assim como a ciência, já que os mais conhecidos filósofos são gregos. O continente possui cerca de 10 milhões de km² em território e pelo menos 800 milhões de habitantes. A Europa possui 49 países.

Oceania

Oceania

A Oceania foi o último local da Terra a ser colonizado. Por isso, é conhecido como “novíssimo mundo” pelos europeus. Seu território possui cerca de 8 milhões de km², na maioria, formado por conjuntos de ilhas. Sua população estima-se em aproximadamente 40 milhões de pessoas. O continente possui 14 países.

Leia também: Deriva Continental

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.