Estatura reduzida na velhice: por que isso acontece?
Quando envelhecemos, algumas mudanças ocorrem nos nossos corpos e é importante saber o que é natural e o que é patológico.
Com o passar dos anos, as pessoas naturalmente envelhecem e um fenômeno acontece com isso: a perda de estatura.
De acordo com médicos, essa redução da estatura também costuma ser sinal de algum problema de saúde. Mesmo que seja algo inerente à idade, é preciso avaliação médica.
Alías, em qualquer fase da vida, são necessários checkups e tratamentos preventivos para se antecipar a possíveis problemas e evitá-los.
Como saber se está perdendo estatura
O afinamento ósseo e a perda de cartilagem são os principais fatores para a perda de estatura. Quando as pessoas estão com idades entre 25 e 30 anos, os ossos estão no auge da densidade. Mas, quando se chega na casa dos 40 e 50 anos, essa capacidade de regeneração óssea começa a se perder.
Em idades mais avançadas, o risco de osteoporose, ou seja, o enfraquecimento dos ossos é maior e a possibilidade de fraturas aumenta. Isso tudo impacta a redução da estatura das pessoas, devido à perda da regeneração óssea.
Outro ponto é que, com o passar dos anos, se reduz a distância entre as vértebras da coluna, o que também ocasiona um tamanho menor na altura.
A perda de massa muscular na velhice, fenômeno conhecido como a sarcopenia, é outro agente que causa perda de tamanho. As condições de saúde do ser humano podem agravar essa redução, o que exige a busca por um especialista.
Estilo de vida impacta a velhice
Ainda de acordo com especialistas, o estilo de vida e de alimentação afetam as condições físicas das pessoas, inclusive retardando a perda de estatura. Por exemplo, quem pratica atividades e tem uma dieta rica em vitamina D deve ter uma velhice saudável.
Em suma, o que se faz durante a vida, como ter hábitos mais saudáveis, interfere na qualidade de vida da pessoa mais idosa.
Comentários estão fechados.