Este ingrediente pode causar piora no quadro de ansiedade
Profissionais da saúde alertam sobre a importância de fugir dos alimentos ultraprocessados e dar prioridade aos naturais.
Muito se fala sobre a preservação da saúde mental nos tempos atuais, sobretudo sobre o controle da ansiedade. Mas há quem ainda não entendeu que cuidar do cérebro envolve um bom cuidado do corpo, o que passa pela alimentação. Assim, é fundamental falar sobre alimentos que causam ansiedade tendo um ingrediente como destaque para evitar.
Como a alimentação pode influenciar a ansiedade
Existem muitos alimentos que podem aumentar o estado de vigília, ou a pressão arterial, dois fatores que potencializam as crises de ansiedade. Desse modo, os especialistas alertam sobre a necessidade de controlar o consumo de açúcares e do sal em excesso. Outro “inimigo” da saúde mental pode ser o café, quando consumimos mais do que deveríamos.
Porém, tem um ingrediente que realmente se destaca quando o assunto é causar ansiedade. Trata-se do metabissulfito de sódio, que é um aditivo químico presente na maioria dos alimentos industrializados que comemos frequentemente. Isso porque ele pode influenciar muito o quadro de desequilíbrio mental.
Na verdade, é preciso estar atento ao consumo em excesso dos alimentos industrializados como um todo, pois os aditivos químicos em geral são muito arriscados. Eles podem causar inflamações e intensificar o quadro de ansiedade. No caso, esses aditivos podem ser encontrados em sucos industrializados, salgadinhos, biscoitos recheados e outros.
A importância dos alimentos naturais
Em oposição aos alimentos industrializados, os naturais possuem efeito positivo sobre o corpo, a começar pela regulação da pressão e do nível de açúcar. Além disso, as frutas e as verduras são ricas em fibras alimentares, que promovem melhor digestão e que, consequentemente, beneficia muito as pessoas com ansiedade.
Entre os alimentos que ajudam no quadro de ansiedade, podemos citar os ricos em ômega 3, como os peixes gordurosos. Além disso, frutas e verduras em geral conseguem auxiliar na melhoria da saúde mental. Por exemplo, podemos citar a banana como uma fruta importante, visto que ajuda na produção de serotonina e também contribui para o equilíbrio da pressão arterial.
Comentários estão fechados.