ESTE pequeno país vizinho ao Brasil está se tornando uma POTENCÊNCIA petrolífera; entenda
O país descobriu petróleo recentemente e seus índices econômicos estão se elevando rapidamente devido a isso.
Países que possuem reservas significativas de petróleo podem gerar uma receita substancial por meio da exportação desse recurso.
Isso pode ser uma fonte significativa de moeda estrangeira, ajudando a estabilizar a balança comercial e fortalecer a posição econômica do país no mercado internacional.
Nesse sentido, um de nossos vizinhos está se revelando como a economia que mais cresce no mundo, e isso aconteceu por causa da descoberta de uma reserva de petróleo em seu território.
Trata-se da Guiana, que, de acordo com o Fundo Monetário Individual (FMI), viu sua economia crescer em 62% somente no ano passado.
O dado anunciado pelo governo local coincide com a pesquisa mais recente sobre a disponibilidade de combustíveis realizada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Conforme as informações do cartel, a Guiana é destacada como uma das principais economias do mundo em relação à produção desse recurso energético.
(Imagem: divulgação)
A Guiana possui reservas significativas desse recurso e está empenhada em aumentar sua produção.
Com a infraestrutura adequada e consultoria especializada, a expectativa é de que o país alcance uma produção diária superior à de alguns membros da OPEP. Esse é um indicativo do potencial da Guiana na indústria petrolífera global.
A área sedimentar situada na Margem Equatorial, com uma extensão de 26.800 km², abriga a maior parte das reservas de petróleo da Guiana. Para efeito de comparação, tal espaço é cerca de 1,5 vezes maior que o Golfo do México.
ExxonMobil e a reserva de petróleo da Guiana
A subsidiária da ExxonMobil, que retém 45% da capacidade exploratória nessa região, tem realizado investimentos substanciais para expandir as operações de perfuração offshore desde o final de 2020.
Assim que assumiu a liderança do consórcio de exploração na Guiana, a empresa já fez mais de 25 descobertas, o que totalizou cerca de 11 bilhões de barris.
Recentemente, a petrolífera obteve a aprovação para perfurar mais 35 poços de petróleo na mesma bacia.
De acordo com o departamento de análise geológica do governo dos Estados Unidos, o petróleo presente no bloco da Guiana é caracterizado por sua leveza e baixo teor de enxofre.
Tais características resultam em uma diminuição dos custos relacionados ao processamento da matéria-prima, acarretando uma produção de combustíveis de maior pureza.
Comentários estão fechados.