Estes 6 hábitos podem ser ofensivos quando vistos fora do Brasil
Se você estiver prestes a fazer uma viagem para fora, é melhor se atentar a estes hábitos, pois eles não serão nada bem-vistos em outros países.
Sabemos que no mundo estão espalhados diversos tipos de culturas com as suas particularidades. Cada lugar exibe um conjunto de características próprias. É exatamente isso que torna cada país tão único e singular. Falando nisso, você sabia que o que para nós pode ser visto como algo normal ou comum, pode não ser considerado bacana em outras partes do globo? Se você estiver prestes a fazer uma viagem para fora, é melhor se atentar a estes hábitos.
Leia mais: Convidados desistem de ir a casamento e mandam mensagens rudes à noiva
Hábitos que podem ser considerados rudes
- Abrir o presente na frente da pessoa que te deu
Enquanto aqui no Brasil, abrir um presente é um ato mais do que comum, isso não é visto com bons olhos em outros lugares do mundo. É o caso dos países asiáticos (China e Índia). Eles vêm a ação como uma atitude gananciosa da parte de quem está recebendo.
- Rir de boca aberta
Apesar de não ser algo elegante ou muito educado, rir de boca aberta é algo considerado muito rude e mal-educado no Japão. Rir mostrando os dentes e de boca aberta não é algo bem-visto no país asiático.
- Reclamar sobre o serviço prestado
Aqui no Brasil, há uma famosa frase que diz: “o cliente tem sempre razão”. Agora se você for à Europa, verá que esta frase não tem um efeito tão poderoso. Se for reclamar do serviço prestado em um país europeu, pode ter certeza de que eles não te darão muita atenção.
- Não servir comida aos convidados
Se convidou alguém para ir até a sua casa, é comum que queira oferecer algo para comer ou beber, certo? Na Suécia, isto pode ser interpretado como algo ofensivo.
- Alimentar-se em público
Este costume também é visto como um ato estranho no Japão. Alimentar-se em um lugar que não seja um restaurante, ao menos neste país asiático, não é algo que você irá ver quando visitá-lo. Por este motivo, evite fazer isso quando estiver lá para não ser olhado de um jeito negativo.
- Dar gorjetas
Aqui no Brasil, se tornou um tanto quanto comum dar gorjetas em restaurantes ou por algum serviço prestado. Aquele famoso “10%”. No Japão, mesmo que o serviço tenha sido ótimo, dar gorjeta é algo desrespeitoso.
Comentários estão fechados.