Amadores: estes são os 7 principais erros dos principiantes na cozinha
Se você está começando a cozinhar agora, evite esses erros e se mostre muito mais inteligente e capaz.
Ao longo de nossa vida, ouvimos e repetimos erros na cozinha que são propagados por gerações. Isso ocorre com muita frequência entre os cozinheiros mais inexperientes ou aqueles que não têm o hábito de cozinhar no dia a dia. Com o objetivo de te livrar desses equívocos bobos, nós separamos algumas dicas para ajudar. Elas são essenciais para quem tem pouca experiência com as panelas. Veja quais são os erros mais cometidos por aí!
Erros mais comuns na cozinha
Nesta lista, você irá encontrar algumas sugestões para quem está iniciando na cozinha e comete algumas falhas.
Cozinhar leguminosas com sal
Você sabia que leguminosas, como o feijão e a lentilha, não devem ser cozidas com sal? Isso porque ele atrapalha o cozimento correto do grão, pois impede que a água penetre bem. Além do sal, também não é indicado que você coloque temperos durante o cozimento, porque também podem atrapalhar o grão na chegada do ponto certo.
Cozinhar macarrão com sal
Pois é, além do feijão, você também não precisa acrescentar sal na água do macarrão antes de ela ferver. Ele deve ser adicionado poucos segundos antes de se adicionar a massa à água, pois o mineral aumenta o tempo que leva para o líquido ferver. Dessa forma, você até economiza um pouco de gás.
Altas temperaturas para bolos
Quando os bolos são assados em altas temperaturas, ocorre a formação de crostas na superfície e nas laterais. O calor não irá penetrar no interior. Assar o bolo em altas temperaturas pode tomar mais tempo do que o necessário. Além disso, você corre o risco de deixar o interior ressecado. A temperatura ideal é de 165 e 175 º C.
Excesso de fermento em bolos
Ainda sobre os bolos, um outro erro comum é errar na dose do fermento. Além de prejudicar o sabor, o excesso de fermento resulta em uma massa que murcha rapidamente.
Bater demais a massa do bolo
Durante o preparo, misturar demais a massa após a adição da farinha deixará a coisa toda elástica. Credo! Evite a todo custo. Isso ocorre devido à liberação do glúten da farinha e não será nada interessante.
Cozinhar batatas na água fervente
O correto, na verdade, é levar a batata junto da água para o fogo, não adicioná-la quando a água já estiver fervendo. Isso porque a água fervente danifica a superfície da batata e atrapalha o cozimento. Curioso, hein?
Óleo na água de massas
Este é um dos erros mais comuns da lista: adicionar óleo à água de cozimento de massas é algo visto nas cozinhas de muitas coisas. Acontece que o macarrão, por exemplo, precisa estar livre na água para que não fique grudento. Adicionar óleo não afeta no resultado. A gordura vai criar uma camada e impedir que o molho entre na massa.
Comentários estão fechados.