Estes são os próximos passos para os aprovados no SiSu

O Ministério da Educação divulgou o resultado do SiSu 2023. Agora, os candidatos precisam estar atentos para garantir a vaga.

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) 2023 chegou a mais uma edição e os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, as inscrições estão abertas para o ProUni (Programa Universidade para Todos). No SiSu, foram 226.399 mil vagas oferecidas em instituições públicas federais, superando o número de inscrição oferecido em 2022, com as inscrições ultrapassando 1 milhão. Saiba agora o que os inscritos classificados deverão fazer.

Aprovação no SiSu: quais são os próximos passos?

Pela quantidade de vagas oferecidas e as inscrições recebidas no programa, conseguir ser aprovado no SiSu é uma grande vitória para os estudantes. Cada candidato tem direito a escolher dois cursos, em duas instituições distintas ou na mesma instituição. Inclusive, este é único método de ingresso em instituições públicas de ensino superior.

Caso tenha sido aprovado em um curso, o candidato deverá se direcionar até a instituição aprovada para realizar a matrícula. Caso não tenha sido aprovado em nenhuma das duas opções, o candidato poderá se candidatar à lista de espera.

Confira, a seguir, os próximos passos após a aprovação no Sistema.

Vá até a universidade escolhida dentro do prazo 

Após receber a notificação de aprovado, o próximo passo é se matricular na instituição que aprovou a sua nota. É necessário ir diretamente da universidade, de forma presencial.

De forma geral, esta é a listagem obrigatória em todas as universidades:

  • CPF;
  • Documento original com foto;
  • Título de eleitor;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de reservista do Exército (para homens);
  • Certidão de Nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

É preciso verificar junto a instituição quais são os documentos exigidos para a sua vaga, pois esta é apenas uma lista geral de matrícula.

Em casos de pessoas com deficiência, outros documentos poderão ser exigidos. Bem como indígenas, pessoas negras e quilombolas podem requerer outros documentos.

Lembrando que, se for aprovada em uma instituição, o candidato não poderá concorrer à lista de espera na outra opção escolhida no Sisu.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.