Estou com nome negativado: meu cartão de crédito será bloqueado?
Ficar com o nome negativado certamente irá implicar em dificuldades para obter crédito quando necessário, logo a situação gera dúvida quanto aos cartões atuais.
Cada vez mais cresce o número de brasileiros que se encontram em uma situação de endividamento. Inclusive, boa parte dessa situação se deve às parcelas do cartão de crédito altas e em atraso. Eventualmente isso implica em restrições para o cidadão, por isso muitos se perguntam se há bloqueio de cartão de crédito por estar negativado.
Leia Mais: Confira 4 passos simples para limpar seu nome na Serasa
O que acontece quando fico com “nome sujo”
Alguém fica com o nome negativado quando deixa de pagar alguma dívida que tenha feito com um banco ou qualquer outra instituição financeira. Grande parte das pessoas que ficam com dívidas aqui no Brasil se atrapalharam com as parcelas de cartão de crédito. Elas não foram pagas a tempo, então os juros se acumularam.
Essa é a primeira grande consequência. Isso faz com que a dívida aumente e se torne uma bola de neve, caso o indivíduo não tente negociá-la. Sendo assim, a instituição para quem você deve poderá passar o seu nome para uma lista de restrição de crédito.
Na prática, isso significa que será muito mais difícil – até mesmo praticamente impossível – conseguir novos créditos, portanto esses cidadãos não terão acesso aos empréstimos oferecidos em bancos e tampouco novos cartões de crédito. A longo prazo, isso será responsável por diminuir drasticamente o poder de compra do consumidor.
O que acontece com os cartões de crédito?
A restrição de crédito será relativa aos novos pedidos de empréstimo que a pessoa solicite depois de ficar com “nome sujo”. Isso quer dizer que não há um bloqueio dos cartões já existentes por causa da negativação. O que se pode dizer é que o acúmulo de juros e dívidas não pagas pode diminuir consideravelmente o limite do cartão.
Dessa forma, especialistas alertam que o melhor a se fazer para mantê-lo é parcelar as dívidas existentes, pois assim você estará cumprindo com o acordo de pagamento e ainda terá algum limite disponível.
Ademais, uma vez que você quitar as dívidas, a restrição do seu nome desaparece! Dessa forma, você conseguirá recuperar a possibilidade de solicitar novos créditos e poder fazer as suas compras como antes.
Comentários estão fechados.