Estrutura alienígena? Objeto que apareceu no Sistema Solar intriga pesquisadores

Objeto apareceu por aqui em 2017 e seu comportamento atípico gerou várias teorias.

Com o passar dos anos, parece que caminhamos mais e mais em direção a alguma descoberta consistente sobre a existência de tecnologia e estrutura alienígena ao nosso redor. Um objeto que apareceu no nossos Sistema Solar em 2017 e, até hoje, intriga cientistas e especialistas.

Quando avistado pela primeira vez, em Maui, no Havaí, pesquisadores acreditavam se tratar de um cometa – ou parte de um. No entanto, depois de avaliarem melhor, perceberam que o objeto não é do nosso “bairro”.

1I/’Oumuamua, o primeiro e seu nome

Astrônomos deram ao forasteiro o nome de 1I/’Oumuamua, que significa “mensageiro de longe que chega primeiro” em havaiano.

Tentando reconstruir sua órbita, os cientistas descobriram que o nosso “queridão” já tinha orbitado o nosso Sol e, inclusive, estava se mandando daqui. Ou seja, ele acelerou para se afastar. E foi justamente isso que gerou tantas teorias sobre alienígenas.

Mas, para a nossa alegria (ou tristeza?), tudo foi refutado utilizando a ciência da Terra.

Em artigo publicado na revista científica Nature, o cientistas pontuaram que o 1I/’Oumuamua tem o mesmo mecanismo físico de outros comentas gelados. Ele faz uma desgaseificação do hidrogênio à medida em que se aquece com a luz do Sol.

O que acontece é que o aquecimento faz o objeto “alienígena” liberar água e outras moléculas, criando um rastro brilhante. Quando isso acontece, o hidrogênio pode ficar preso dentro do corpo celeste. Quando ele é “tocado” pela luz do Sol o gás é liberado e pode gerar uma força que leva à aceleração não-gravitacional.

Mas será? Não tem chance alguma de que ser algum objeto alienígena?

O escritor e filósofo inglês Olaf Stapledon chegou a falar sobre estruturas de outros planetas que poderiam se aproveitar da luz de estrelas como o Sol. Mas foi só em 1960 que isso ficou mais claro.

Freeman Dyson teorizou um objeto “alienígena” chamado Esfera de Dyson, uma grande estrutura que outras civilizações poderiam construir em volta de uma estrela. A ideia é captar muita energia luminosa. Cientistas da Universidade de Harvard chegaram a teorias que 1I/’Oumuamua seja um pedaço de uma Esfera de Dyson, já que isso também explicaria a aceleração não-gravitacional do objeto.

Além disso, simulações feitas pelos cientistas Zhang e Douglas Lin chegaram à teoria de que nosso grande misterioso possa ser o fragmento de algo muito maior. Ele teria sido quebrado ao passar por sua estrela. E isso também explicaria seu formato e aceleração.

Talvez ainda tenhamos que esperar mais um pouco para ter qualquer informação sobre tecnologia de fato alienígena.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.