Estudantes brasileiros preferem Português e Matemática, diz pesquisa

A maior parte dos alunos brasileiros gosta de estudar português e matemática. Saiba o que a pesquisa do Saeb registrou sobre o ambiente escolar:


A maior parte dos alunos brasileiros gosta de estudar português e matemática. Quando deixam a escola, 57,8% dizem gostar de estudar matemática. 76,1%, ou seja, três a cada quatro alunos, gostam de estudar língua portuguesa.

Os dados são de um questionário aplicado aos estudantes que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Quando se trata de fazer as tarefas de casa, os percentuais caem. 56,7% dizem fazer os deveres de português sempre.

Outros 25,4% fazem os deveres de Português de vez em quando e 13,4% nunca ou quase nunca fazem. Já as tarefas de matemática são feitas sempre por 52,6% dos estudantes. Outros 26,7% fazem de vez em quando e 16,6% nunca fazem.

Tanto língua portuguesa quanto matemática são disciplinas-chave. Elas são cobradas tanto em avaliações nacionais, quanto em internacionais.

Apesar de dizerem que gostam de estudar, os estudantes brasileiros não tem resultados tão bons nas provas. O último Saeb mostrou que cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o básico em português.

Falta conteúdo

Os dados do Saeb mostram que o mal desempenho não se deve apenas à falta de gosto pelos estudos. A maioria dos professores do último ano do ensino médio não consegue concluir o conteúdo programado para o ano. 59,6% cumpriram menos de 80% do planejado em 2017.

A insuficiência de recursos financeiros e indisciplina contribuem. Além disso, mais de 60% dos diretores afirmaram que faltaram livros didáticos para os alunos, em 2017. Um a cada cinco diretores disse ainda que os livros não chegaram em tempo hábil para o início das aulas.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More