Estudantes vão receber um valor do governo para fazer o Enem
De acordo com o Ministério da Educação, a medida tem como objetivo aumentar a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Nesta terça-feira (16), foi anunciado pelo ministro da Educação em pessoa que, literalmente, estudantes que estiverem cursando o terceiro ano do ensino médio vão receber dinheiro para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.
Durante uma coletiva de imprensa convocada para divulgar o balanço do Enem 2023, Camilo Santana deu alguns detalhes do programa “Pé-de-meia”, que será lançado pelo governo federal em breve.
Segundo Santana, o programa visa oferecer uma espécie de auxílio-permanência aos estudantes do ensino médio, mas também vai remunerar aqueles que chegarem ao terceiro e último ano da etapa educacional para que façam o Enem.
“O jovem vai receber esse auxílio nos três anos do ensino médio e, no último ano, ele receberá um valor para fazer o Enem. Essa também é uma forma de estimular que o jovem, no terceiro ano, faça o Enem”, explicou.
Ainda de acordo com o ministro, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por organizar o Enem, desejam aumentar a adesão ao exame.
O objetivo final seria fazer com que estudantes concluintes do ensino básico ingressem o mais rápido possível no ensino superior, uma vez que o Enem também serve como vestibular para ingresso em uma série de universidades públicas e privadas do país.
Conforme divulgado no balanço do Enem 2023, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para o exame, mas 1,2 milhão não compareceram para realizar as provas, o que representa quase 70% de participação.
Tanto MEC quanto Inep concordam que a taxa de adesão ao Enem vem crescendo nos últimos anos. Porém, segundo os órgãos, esse volume pode ser ainda maior e crescer mais rápido.
* Com informações de CNN e Estadão Conteúdo
Comentários estão fechados.