Estudar música ajuda realizar tarefas cognitivas complexas, diz estudo
Um estudo recente confirmou que o estudo da música faz com que o cérebro tenha uma maior conectividade funcional.
Você já deve ter ouvido falar, ou mesmo vivido na prática, os benefícios que o ato de estudar música pode trazer para o cérebro. As vantagens do aprendizado de algum instrumento musical se acentuam ainda mais quando isso é feito logo na infância. Muitas vezes, o estudo na área musical traz melhorias no desempenho em outras áreas, não relacionadas à música.
Leia também: 12 Dinâmicas para trabalhar valores morais e éticos
Um estudo recente confirmou que o estudo da música faz com que o cérebro tenha uma maior conectividade funcional. A pesquisa foi realizada por neurologistas das universidades de Zurique, na Suíça, e Stanford, nos Estados Unidos. O resultado foi publicado no periódico científico Journal of Neuroscience em janeiro deste ano.
Essa maior conectividade foi observada em dois grupos:
- pessoas com ouvido absoluto (ou seja, que têm a habilidade de identificar notas pelos sons);
- e pessoas que realizaram treinamentos musicais no geral.
Diversas celebridades são reconhecidas por terem o chamado ouvido absoluto. São elas: Mozart, Pavarotti, Tchaikovsky, Jimi Hendrix e Mariah Carey.
Como foi realizado o estudo
Os neurologistas analisaram 153 participantes do sexo feminino e masculino. Dentre eles, 52 eram músicos com ouvido absoluto, 51 deles sem ouvido absoluto e 50 deles não eram músicos.
“Crucialmente, a maioria dos efeitos era replicável em músicos com e sem ouvido absoluto, o que não aconteceu em comparação a não músicos”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado.
“No entanto, não encontramos evidências de um efeito [específico] do ouvido absoluto na conectividade funcional ou estrutural em nossos dados: ambos os grupos de músicos mostraram redes surpreendentemente semelhantes em todas as análises”, concluem. Os neurologistas ainda confirmaram que os benefícios são maiores quando o aprendizado musical é feito em idade mais jovem.
Benefícios do aprendizado musical
Para além do estudo dos neurologistas, já se tem evidências que estudar algum instrumento musical traz benefícios para a mente. Estudar música ajuda a melhorar:
- Memória;
- Concentração;
- Trabalho em equipe;
- Coordenação motora;
- Timidez.
Além disso, estudar algo na área musical pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, depressão e ansiedade, problemas que se agravaram durante a pandemia da covid-19.
Comentários estão fechados.