12 Dinâmicas para trabalhar valores morais e éticos

As dinâmicas são ótimas escolhas para trabalhar alguns princípios em grupo. Conheça 12 dinâmicas trabalhar valores morais e éticos para todas as idades.

As dinâmicas são maneiras eficientes de trabalhar alguns conceitos, como princípios ou regras, em grupo.

Assim, algumas instituições, como empresas, escolas, igrejas, ou apenas um grupo de amigos, escolhem essa estratégia para proporcionar uma experiência junto a algum ensinamento.

Além disso, as dinâmicas são cada vez mais utilizadas para transmitir bons valores humanos, sendo uma boa escolha quando existe existe a necessidade de propagar alguns bons princípios.

Por isso, preparamos uma lista com 12 dinâmicas para realizar em grupo.

Dinâmicas de valores

1 Escala de valores

  • Objetivo: Reconhecer os próprios valores;
  • Idade: Acima de 13 anos;
  • Material: Papel, lápis, quadro.

Essa atividade consiste em uma dinâmica para estabelecer uma escala de valores e comparar com os valores que os indivíduos possuíam quando criança.

O primeiro passo é entregar um papel para cada um dos participantes e pedir para que eles dividam a folha em um lado direito e outro esquerdo.

Após isso, deve ser escrito no quadro algumas frases que expressam atitudes ou valores, como:

“Ir a festa é mais importante do que passar um tempo com meus pais”.

“Prefiro gastar todas as minhas economias com roupas, do que guardar para algo mais relevante”.

“É mais importante: sair com meu namorado; estudar; almoçar com a família; ir a uma festa; comprar roupas; etc.”.

Em seguida, peça para que os participantes escrevam do lado direito o que acham mais importante para suas vidas, em ordem de maior para menor importância.

Do lado esquerdo da folha, eles devem ser orientados para escrever o que era mais importante para cada um deles quando crianças.

Após tudo isso, peça para que eles mostrem e reflitam o que escreveram com os colegas que estão próximos.

Devem ser orientados a comparar a importância de certas atitudes quando eram pequenos e como é atualmente.

Assim, cada um deve refletir sobre suas escolhas e valores, se as alterações dos valores é como imaginavam e se desejam continuar com os mesmos valores.

Caso a dinâmica seja feita com pessoas mais velhas, como em um ambiente de trabalho, os valores do quadro devem ser alterados para alguns que combinem com a empresa.

Assim, poderá ser analisado se os participantes possuem valores semelhantes aos da empresa.

2 Defeitos e virtudes

  • Objetivo: Incorporar a ideia de equilíbrio;
  • Idade: Acima de 10 anos;
  • Material: Bexigas.

A finalidade dessa brincadeira é demonstrar a potencialidade dos sentimentos, assim como refletir acerca da necessidade do equilíbrio na vida pessoal de todos.

Para realizar a dinâmica, uma bexiga deve ser distribuída para cada integrante.

Em seguida, oriente o grupo a encher a bexiga o máximo que conseguir. Porém, não devem segurar o ar, nem estourá-las.

Após um tempo, muitas bexigas terão estourado. Por isso, inicie a reflexão de que se alguém não encheu a bexiga, ficou com o medo de estourar e se contentou com um pequeno balão. Já quem encheu demais, a bexiga estourou, como excesso de raiva, expectativas, etc., e errou.

A partir disso, o resultado da dinâmica deve ser que não se pode ficar com medo e se contentar com algo pequeno, nem extrapolar de raiva e outros sentimento e errar, estourando.

Assim, a solução é o equilíbrio, encher e deixar esvaziar, controlando a situação.

3 Construindo

  • Objetivo: Valor as conquistas e lado criativo;
  • Idade: Todas as idades;
  • Material: Páginas de jornais.

Durante a vida, muitas pessoas deixam algumas atitudes e valores de lado para focarem em muitas obrigação da vida. Com isso, muitas vezes, o lado criativo e “vivo” se perde em um local escuro da personalidade.

Porém, essa dinâmica busca reverter isso. Para realizá-la, cada participante deve receber uma página de jornal. Com ela, eles podem fazer o que quiserem, construindo algo que vier em suas mentes.

Após isso, cada um deve explicar o que fez e seu resultado, cada obra deve ser valorizada. Assim, deve-se mostrar a importância e a presença da criatividade em cada um.

4 Alfabeto da amizade

  • Objetivo: Conhecer os colegas;
  • Idade: Todas;
  • Material: Folhas e lápis.

Para desenvolver essa dinâmica, cada um dos integrantes devem receber uma folha. Em seguida, oriente os participantes para escreverem palavras que remetem a bons valores e atitudes que se refiram e façam parte das amizades. Além disso, eles devem escrever ao lado de cada palavra o que aquilo signifique para eles.

Após isso, eles devem trocar com os colegas e ler o que cada um recebeu.

Ao fim, deve ser estabelecido um momento para eles falarem o que descobriram com o alfabeto do colega e os valores absorvidos.

5 Conhecimento próprio

  • Objetivo: Reconhecer sentimentos;
  • Idade: Todas;
  • Material: Folha de papel sulfite.

Explique para cada participante que os sentimentos podem ser traduzidos em uma folha. No mesmo momento, entregue uma folha de papel sulfite para cada um dos integrantes.

Após isso, eles devem ser orientados a aproximar o papel perto do ouvido e balançá-la. Os barulhos resultantes do balançar das folhas devem ser associados ao barulhos emitidos quando as pessoas estão cheias de sentimentos ruins, como o estresse ou cansaço.

Peça que eles amassem essas folhas como se fossem sentimentos ruins, pensando no bem.

Em seguida, eles devem ser orientados a desamassarem as folhas e balançarem mais uma vez perto dos ouvidos. Com isso, a folha não deve fazer barulho como anteriormente.

A reflexão final deve ser que todos temos sentimentos ruins, como a raiva, que faz serem ditas palavras não desejadas e deve existir uma precaução para isso. A solução é “amassar” esses sentimento, reconhecê-los e suprimi-los para não afetar a si mesmo e ninguém a nossa volta.

6 Conhecimento mútuo

  • Objetivo: Conhecer e valorizar os colegas;
  • Idade: Todas;
  • Material: Folhas e canetas.

Essa dinâmica é bastante interessante e trabalha com a possibilidade de descobrir valores e particularidades nos colegas.

Para inciar deve ser entregue uma folha e caneta para cada participante.

Cada um deve escrever na folha características próprias, sem se identificar.

Em seguida, as folhas devem ser recolhidas e entregues aleatoriamente para os participantes. Cada um deverá ler a folha que pegou e tentar descobrir quem possui aquela qualidade. Assim, cada um conhecerá e lembrará de algo dos colegas que convive.

Esse exercício é interessante para conhecer as pessoas e reconhecer as virtudes de cada um.

7 O indivíduo

  • Objetivo: Reconhecer a responsabilidade do outro;
  • Idade: Todas;
  • Material: Folha e canetas de cores diferentes.

Essa dinâmica deve ser feita com um grupo pequeno de pessoas. Caso sejam muitas, elas devem ser dividas em grupos. Uma folha e algumas canetas devem ser entregues para cada grupo.

Após isso, cada integrante deverá desenhar na folha alguma parte do corpo humano, como o olho, nariz, orelha, cabelo, sobrancelha, etc, e juntos completarem uma figura.

Após isso, o orientador deve mostrar a folha a todos e perguntar quais as sensações aquilo desperta em cada um.

Em seguida, estabeleça a reflexão de que cada indivíduo da sociedade é construção do mundo em que vive.

Cada pessoa convive com várias outras pessoas, e cada uma delas tem uma influência na vida pessoal de alguém.

Assim, essa dinâmica busca despertar o reconhecimento da responsabilidade que cada um tem na vida do outro.

8 Importância do grupo

  • Objetivo: Despertar a proximidade e relação com o outro;
  • Idade: Todas;
  • Material: Papeis e canetas.

Devem ser distribuídas quatro folhas para cada participante e uma caneta. Em cada uma das folhas, os participantes deverão desenhar uma mão, um pé, uma cabeça e um coração.

Eles devem ser orientados a escreverem na mão o que eles podem oferecer ao grupo e no pé o que ele aprendeu na caminhada até o momento, junto a todos. Já na cabeça, as ideias que surgiram durante a presença do grupo e no coração, o que ele sente em relação a todos.

Essa dinâmica serve para despertar uma proximidade com o grupo e conhecer quais valores expressamos e esperamos dos outros.

9 União

  • Objetivo: Perceber e se unir com que está ao seu lado;
  • Idade: Todas;
  • Material: Nenhum.

Muitas vezes, no dia a dia, as pessoas que estão presentes os dias passam despercebidas. Assim, acontece de não nos darmos conta de quem está ao nosso lado.

A dinâmica da união serve para tentar mudar e refletir sobre esse fato.

Primeiramente, os participantes devem ficar em círculos. Cada um deve observar quem está do seu lado direito e esquerdo. Após isso, todos devem começar a caminhas de forma aleatória pelo espaço que estão.

Em um momento, o orientador deve pedir para todos pararem na posição que estão e tentar encontrar, com os olhos, os participantes que estavam ao seu lado no inicio da atividades.

10 A vida pode ser colorida

  • Objetivo: Dar valor na vida e respeitar o tempo;
  • Idade: Crianças e adolescentes;
  • Material: Papel de seda de várias cores.

Para realizar essa dinâmica é necessário cortar o papel de seda ao meio e distribuir um pedaço para cada um, com cores diferentes.

A partir disso, o orientador deve comparar aquele pedaço de papel com a vida de cada um que segura o papel. Eles devem ser guiados a notar que um lado da folha é liso e outro é um pouco áspero. Ou seja, a vida também tem essa variança, em que alguns momentos, pode ser tranquilha e, no outro, mais áspera, difícil.

Além disso, a vida vibra e pode ser bastante alegre e movimentada, como esses pedaços de papel quando balançados. Porém, pode ter momentos em que a nossa alegria e vibração diminui. É como se algo “matasse” um pedaço da nossa alegria. Muitos fatores podem causar esse problema.

Deve ser inciada a reflexão acerca do que pode “matar” nossa vida, o que pode diminuir nossa alegria e vibração, como inveja, ciúme, violência, etc. A cada palavra negativa dessas os participantes devem amassar o papel, até eles estarem totalmente amassados.

Após isso, deve ser inciada a reflexão sobre o que devemos fazer com esse papel amassado. Assim, deve surgir a ideia de jogar fora, mas não podemos jogar nossa vida fora. Por isso, devem ser orientados a desamassar o a papel, enquanto falam boas palavras sobre a vida.

Ele vai estar todo amarrotado, cheio de rugas e não tão bonito e sua vibração será bem menor que antes.

Porém, ainda vibra e esse é o resultado do tempo que traz muitas experiências e boas lembranças.

A partir disso, eles devem cortar o papel em quatro partes e trocar com os colegas até ter um pedaço de cada cor. Isso significa que a vida pode ser difícil, mas no fim será colorida e cheia de experiências.

11 Peixes no aquário

  • Objetivo: Entender as diversidades;
  • Idade: Crianças;
  • Material: Durex, papel sulfite, lápis de cores e tesoura.

Antes de realizar a dinâmica um papel sulfite deve ser pregado na parede, no quadro, porta, etc., para simbolizar um aquário.

A partir disso, devem ser entregues as crianças alguns pedaços de papel (1/4 da folha sulfite) para cada participante. Eles devem ser orientados a desenhar um peixinho da forma que quiserem nesse papelzinho.

Depois que terminarem, devem grudar o peixe no “aquário”.

Após isso, deve ser feita uma reflexão sobre os peixinhos. Eles não são todos iguais, cada um tem uma cor, um jeito, um tamanho, uma característica diferente. Da mesma forma somos nós, todos diferentes e com características próprias. Além disso, cada um está indo para um lado, ou seja, cada um tem seu caminho, seus sonhos, seus desejos, etc.

O aquário é o mundo onde vivemos e os peixinhos são todos nós, cheios de diferenças.

12 Árvore da vida

  • Objetivo: Desejar o bem;
  • Idade: Todas ;
  • Material: Lousa ou cartolina, papel, envelopes.

Essa dinâmica pode ser feita com pessoas de todas as idades, seja na classe, na reunião de pais, no trabalho, na família ou na igreja.

Para realizá-la, os participantes devem ser divididos em dois grupos. Cada um deles terá um árvore desenhada em uma lousa ou em uma cartolina.

Após isso, devem ser distribuídos pequenos pedações de papel, do tamanho do envelope.

Cada participante deverá escrever algo no papel, boas ações que realizaram na vida e outras que deseja alcançar.

Após isso, eles deverão ser colocador nos envelopes e pregados na árvore. Alguns dias após esse momento, estarão livres para escolher algum envelope da árvore diferente da que colocou o bilhete.

Assim, a pessoa lerá sobre esperanças e boas atitudes que poderá absorver para a própria vida e seguir com esses princípios.

A árvore sera como uma cultivadora do bem.

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