Estudo confirma que ferver água pode eliminar microplásticos presentes
Os cientistas responsáveis pela pesquisa dão ainda dicas de como fazer a remoção dessas partículas da água.
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Jinan, na China, é possível remover microplásticos da água da torneira apenas fervendo ela.
No estudo, publicado pela revista Environmental Science & Technology Letters no último dia 28 de fevereiro, os especialistas fizeram testes de remoção de partículas de nano e microplásticos (NMP, na sigla em inglês) da água por meio de um método simples.
Resumidamente, os cientistas ferveram determinadas quantidades de água por até cinco minutos e depois deixaram esfriar. No experimento foram usadas águas provenientes do sistema de abastecimento da cidade de Guangzhou, também na China.
Como resultado, os responsáveis pela pesquisa apontaram que houve uma redução de até 80% nos níveis de partículas de polietileno, poliestireno ou polipropileno presentes na água.
Faça você mesmo
(Imagem: divulgação)
Especialistas de todo o mundo alertam que a presença de microplásticos (ou NMPs) na água é algo onipresente hoje na natureza, devido à alta taxa de industrialização do planeta e ao descarte incorreto de lixo.
Por esse motivo, é praticamente impossível ingerir água, mesmo que advinda de mananciais puros, filtrada e tratada, sem absorver junto algumas partículas.
Felizmente, a fervura da água pode de fato eliminar quase todas as partículas de plástico da água, como confirmado pelo estudo supracitado. O segredo está no processo de calcificação da água, por assim dizer.
Quando a água é fervida formam-se partículas de carbonato de cálcio, que, por sua vez, encapsulam as partículas de plástico contidas no líquido.
Uma vez “agarradas” pelo cálcio, essas partículas podem ser eliminadas mais facilmente por meio de filtros, já que ficam maiores e mais pesadas por causa do material que as envolve. Em outras palavras, o carbonato de sódio “dedura” as NMPs.
Para tornar isso possível, basta esquentar a água até que ela ferva e depois deixá-la esfriar. Em seguida, estará própria para o consumo.
Essa técnica vale tanto para a descontaminação de água comum, da torneira, quanto de água mineral ou potável engarrafada.
Ainda não se sabe ao certo quais riscos reais a ingestão de microplásticos podem trazer ao organismo. Porém, já está claro que essas partículas podem interferir no funcionamento da microbiota intestinal, o que é um fator de risco para várias doenças.
Comentários estão fechados.