Estudos apontam que suco de uva integral é tão benéfico quanto o vinho tinto
Os principais benefícios têm ligação com a saúde cardiovascular.
Há décadas, os benefícios do vinho tinto para a saúde do coração vêm sendo repetidamente comprovados por sucessivos estudos científicos. Porém, ele não é o único derivado da uva que possui essas propriedades.
De acordo com estudos recentes, conduzidos por uma ampla variedade de especialistas, o suco de uva integral possui os mesmos benefícios que o vinho para o sistema cardiovascular humano.
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o processo de fabricação do suco de uva integral eliminava compostos importantes da bebida, o que se mostrou um erro.
(Imagem: divulgação)
O segredo desses benefícios é a própria uva, que contém substâncias como catequinas, carotenoides, flavonoides e resveratrol, todas antioxidantes naturais que ajudam a eliminar toxinas da corrente sanguínea e protegem o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos.
Como resultado da ação desses compostos, o que se vê é um controle da pressão arterial e a manutenção saudável dos tecidos que compõem o sistema cardiovascular.
Contudo, é necessário deixar claro que o único tipo de suco de uva benéfico para o coração, artérias e veias é o integral.
Sucos industrializados não servem para absolutamente nada e, ao contrário, fazem mal à saúde geral. Esse fato é sustentado por cardiologistas e nutricionistas que assinam os estudos mais recentes feitos no Brasil acerca desse tema.
As quantidades indicadas para consumo
Como não poderia deixar de ser, existem quantidades adequadas para o consumo de suco de uva integral e também da uva in natura, para quem preferir.
Segundo especialistas, o ideal é consumir metade de um cacho pequeno de uvas roxas por dia ou 300 ml de suco integral, que deve ser dividido entre o almoço e o jantar.
Um fato a ser observado é que existem diversas marcas que vendem bons sucos de uva integral já engarrafados. De qualquer forma, é recomendado sempre observar o rótulo desses sucos antes de comprar, a fim de evitar produtos que tenham muitos aditivos.
* Com informações do portal Viva Bem, do UOL
Comentários estão fechados.