Estudos revelam que ESTA técnica de relaxamento pode melhorar seu sono
Ao realizar somente 10 minutos de contração e relaxamento dos músculos, você pode despertar renovado e descansado.
De acordo com uma pesquisa realizada por estudiosos de três universidades americanas, o relaxamento muscular progressivo, uma técnica de contração e relaxamento dos músculos do corpo pode ajudar as pessoas a terem um sono mais profundo, tranquilo e restaurador.
Leia mais: Confira as 5 vitaminas mais importantes para a saúde das mulheres
O que dizem os estudos?
Segundo informações presentes no artigo publicado no Journal of Sleep Research por pesquisadores das universidades da Califórnia, de Irvine e de Princeton, esta técnica, também conhecida como PMR (da sigla em inglês), pode ser mais eficiente do que a recomendação de ouvir músicas relaxantes na hora de dormir.
Assim, o relaxamento muscular progressivo é muito utilizado para tratar os sintomas da ansiedade e dores musculares. Os indivíduos que praticam a técnica voltam a atenção em músculos específicos para ser possível sentir os estados de relaxamento e de contração muscular.
As evidências analisadas
Os estudiosos puderam analisar o sono de 50 pessoas durante um cochilo à tarde. Uma parte delas seguiu as recomendações de um vídeo de dez minutos de PMR, e os outros ouviram dez minutos de músicas clássicas.
Após isso, cada grupo mostrou padrões distintos de ritmo cerebral durante o descanso. Aqueles que seguiram a técnica de relaxamento muscular progressivo antes de adormecer conseguiram produzir uma maior atividade de ritmo cerebral do sono do lado direito. Tal ação é esperada de pessoas mais descansadas.
Assim, pode-se concluir que esse grupo atingiu um sono 125% mais profundo e um melhor padrão de descanso do que os indivíduos que ouviram música clássica antes de dormir.
“O PMR pode fornecer benefícios de restauração pré-sono que ocorrem normalmente durante a noite e possivelmente permitir que o descanso concentre seu apoio em outras funções, beneficiando a saúde geral e cognição, como formação de memória ou saúde emocional”, explicou uma das principais autoras do artigo, Katharine Simon.
A cientista demonstrou bastante entusiasmo com a capacidade de uma técnica tão simples, que pode ser realizada em casa somente assistindo vídeos de tutoriais, se transformando em uma ótima aliada para aqueles que sentem dificuldade para dormir.
“Existem inúmeros roteiros gratuitos online. As pessoas podem assistir a vídeos ou ouvir versões em áudio, todos irão guiá-lo através das etapas de tensionar músculos específicos em seu corpo. Fechar os punhos e apertá-los com força por 10 segundos e depois soltá-los faz com que o músculo fique mais relaxado do que antes da tensão inicial”, completou Simon.
Comentários estão fechados.