Evento climático anuncia chuvas e tempestades nas próximas semanas
Um fenômeno incomum irá gerar tempestades inesperadas e bagunçar o clima nesta região do Brasil.
Um novo padrão climático incomum está previsto para ocorrer na América do Sul neste mês de novembro devido à combinação de uma grande massa de ar quente e a chegada tardia de ar polar vindo do sul da Argentina. Com a chegada desse fenômeno, são esperadas chuvas fortes, áreas de baixa pressão e tempestades, conforme divulgado pela MetSul Meteorologia.
Veja também: Alerta climático: 5 sites, apps e ferramentas para conferir a previsão do tempo.
Assim, a região mais afetada será a área de transição entre o ar mais frio da Argentina e o ar quente do Brasil. Com isso, o sul do Brasil, principalmente os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deve sentir os efeitos. São esperados novos episódios de tempestades, com áreas de baixa pressão e frentes frias, elevando as chuvas a níveis acima da média histórica.
Estados do Sul brasileiro devem ficar em estado de alerta
Algumas cidades do Rio Grande do Sul podem terminar o mês de novembro com chuvas entre 300 mm e 500 mm, após os dois últimos meses terem sido muito chuvosos. De acordo com a previsão do tempo, os próximos dez dias terão precipitação entre 100 mm e 200 mm em alguns municípios no oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Mesmo que esse fenômeno seja comum no inverno, sua ocorrência em novembro é atípica. Nesta época do ano, as chuvas estão mais associadas ao calor e à umidade, não devido à influência de frentes frias ou baixas pressões. No entanto, o contraste térmico entre as massas de ar quente e frio gerará instabilidades neste mês de novembro.
À medida que o contraste térmico persiste na região, as chuvas intensas e as tempestades continuarão no sul do Brasil. Além disso, outra consequência é a ausência de longos períodos de calor no Rio Grande do Sul, o que resultará em um clima mais ameno do que o esperado para esta estação do ano.
Comentários estão fechados.