Evento do Sebrae-RN fomenta transição energética
“Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”, ocorre amanhã (17)
Empresas com interesse de fornecer produtos e serviços à Petrobras no Rio Grande do Norte poderão se inscrever, de forma gratuita, diretamente na sede do Sebrae RN, onde ocorre, amanhã (17), o “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”.
Em parceria celebrada entre a petroleira e o Sebrae, o evento é uma oportunidade única de aproximação entre micro e pequenas empresas locais com a estatal, suas atividades e objetivos vinculados à transição energética justa.
A promoção do encontro reflete o perfil potiguar, de estado de integração energética, devido a sua característica de grande produtor de petróleo e gás, assim como pelo seu potencial de geração de energia eólica.
Além disso, o Rio Grande do Norte sedia o Polo de Energias Renováveis do Sebrae, que serve de hub para fomento de novos negócios às micro e pequenas empresas que integram a cadeia produtiva de energia limpa, em especial, das matrizes eólica e fotovoltaica.
Uma oportunidade para melhor entendimento das demandas da companhia petrolífera, de modo a se inserirem nas cadeias produtivas da companhia, por parte dos donos de pequenos negócios. Assim classifica o evento, a gestora do Polo no Sebrae RN, Lorena Roosevelt.
“Os empreendedores precisam entender o timing dos projetos, como também entender os cenários. Estamos falando do surgimento de novas cadeias, como a eólica offshore, por exemplo, e novas demandas que envolvem muita tecnologia”, comentou Lorena.
Na avaliação da gestora, além da necessária união da pesquisa e da inovação com as empresas tradicionais, “as startups vão precisar se estruturar e criar conexões com as empresas tradicionais para que ambas as partes aproveitem ao máximo as oportunidades de negócio. A programação do evento também inclui apresentação sobre o programa ‘Conexões para Inovação’, voltado especificamente para intensificar a integração com ecossistema de inovação aberta do país”.
Ao considerar ‘fundamental’ para o negócio da estatal a troca de informações com a cadeia de pequenos fornecedores, a gerente de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, destaca que “estamos sempre buscando o diálogo e manter um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores”.
A gerente comenta, ainda, que “queremos avançar ainda mais nesta aproximação com o mercado fornecedor e suas vocações regionais, a fim apresentar as demandas atuais das operações da Petrobras e de identificar oportunidades de negócios que suportarão as atividades da Petrobras nos segmentos de exploração e produção de petróleo, refino, gás e energias renováveis”, afirmou a gerente da área de Suprimentos da Petrobras”.
Comentários estão fechados.