Pesquisa revela que pessoas sem perspectiva de futuro tendem a evitar mais o sono
A qualidade do seu sono pode ser uma importante evidência do quão disciplinado(a) você é.
O International Journal of Environmental Research and Public Health publicou recentemente uma pesquisa sobre psicologia que afirma que a procrastinação na hora de dormir está intimamente relacionada com a perspectiva de futuro e à capacidade de cumprir tarefas de longo prazo.
Esse estudo foi cruzado com outra versão chinesa, que utilizou um questionário de autorrelato chamado Zimbardo Time Perspective Inventory. Veja, agora, quais foram as conclusões obtidas.
Leia mais: Terapia sonora: conheça a psicoterapia feita por meio de vibrações
Procrastinar para dormir x visão do futuro
A Teoria da Autorregulação Temporal sugere que as pessoas que são mais perseverantes e focadas geralmente desenvolvem comportamentos voltados para objetivos quando conseguem ter uma boa visão de resultados a longo prazo.
Dessa maneira, quando tem-se uma perspectiva de futuro – ainda que distante – o presente se torna mais suportável. Daí, eles conseguem ser mais e mais disciplinados.
Porém, se você não é do tipo que têm uma boa perspectiva de futuro e constantemente se sente culpado por não cumprir objetivos de longo prazo, como frequentar diariamente a academia, fazer uma reeducação alimentar, publicar um livro ou qualquer outra coisa que demande tempo e renúncias no presente, pode ser que você não tenha uma boa autorregulação temporal.
Veja como o seu sono pode ser mais uma evidência deste comportamento imediatista:
Como a pesquisa foi realizada?
Para esse estudo, 3.687 estudantes chineses foram entrevistados. Todos possuíam entre 11 e 23 anos de idade, sendo 16 a idade média.
Os estudantes tiveram que responder pesquisas relacionadas ao uso de smartphone na hora de dormir, tempo em redes sociais e procrastinação, além de perguntas que medem o autocontrole e a impulsividade.
Quais foram as interpretações dos dados colhidos?
Os pesquisadores encontraram uma clara relação entre níveis altos de autocontrole e níveis baixos de impulsividade e maior disciplina e perspectiva de futuro. Sobre o uso de smartphones, estudantes menos impulsivos tendem a passar menos tempo sob telas, especialmente na hora de dormir.
Porém, eles não tinham menos preferência pelo uso de celulares – todos eram usuários assíduos. No entanto, eles possuem apenas melhores mecanismos de autorregulação, evitando utilizá-los durante o sono.
Devido a isso, conclui-se que pessoas que tendem a evitar o sono ou procrastinar para dormir, pois estão ocupados explorando redes sociais ou distraindo-se com tarefas pouco produtivas, tendem a ser pessoas menos focadas em objetivos futuros ou mais indisciplinadas.
Comentários estão fechados.