Evite acidentes com panela de pressão seguindo 5 orientações

Falta de atenção ao usar a panela de pressão pode te custar muito caro! Saiba como se prevenir.

Utilizar a panela de pressão agiliza o cozimento de muitos alimentos e economiza gás, otimizando os resultados na cozinha. O que vale lembrar é que o uso errôneo da mesma promove sérios riscos à vida dos cozinheiros. Veja orientações de como evitar acidentes com a panela de pressão. Com estas instruções, os riscos são reduzidos.

Evite acidentes com a panela de pressão

Como ela não deixa o vapor do cozimento escapar, a sua temperatura interna aumenta de tal forma que acelera o cozimento dos alimentos. Há uma grande economia do gás de cozinha, o que faz com que muitos optem por utilizá-la, no entanto diversos acidentes acontecem devido à falta de atenção e pouca informação sobre os riscos existentes.

Nesse sentido, é imprescindível ter noção de quais são os cuidados necessários para evitar problemas ao cozinhar. Confira o que sempre fazer ao utilizar uma panela para não acabar ferido ou desperdiçando comida.

     1. Se atente à quantidade de água

Não deve encher a panela de água. Não é à toa que a grande maioria exibe uma marcação indicando o limite de água adequado. A quantidade é dois terços do seu volume. Se há uma grande quantidade de água na panela, a saída do vapor fica entupida, interrompendo o seu funcionamento. Ela pode até explodir.

     2. Só abra a panela quando a pressão sair

Em hipótese alguma você deve abrir a panela antes de retirar toda a pressão interna. Isto é, só deve abri-la quando a válvula de escape não soltar mais ar algum. Também não a coloque sob água corrente para acelerar o processo.

     3. Administre o tempo

Se fará uma receita que determina um certo tempo de cozimento, então quer usar a panela de pressão para terminá-la mais rápido, fique atento. Uma vez que a panela cozinha tudo mais rápido, não precisará seguir o mesmo tempo de cozimento de uma normal. Além disso, você só deve contar o tempo depois que a panela pegar a pressão.

     4. Cheque a válvula antes do uso

Antes de utilizá-la, verifique o estado de todos os componentes da panela: pino, borracha e principalmente a válvula. A manutenção constante da panela faz com que o risco de acidentes seja reduzido.

     5. Higienize a panela corretamente

Por fim, lembre-se sempre de não deixar a sua panela acumular sujeira, senão o funcionamento da mesma será corrompido. Desentupir a válvula e limpar a borracha constantemente são exemplos do que você deve fazer frequentemente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.