Evite AGORA o consumo exagerado desses alimentos
Descubra por qual motivo esses alimentos devem ser consumidos em poucas porções por quem possui dificuldade de absorção de cálcio.
O cálcio é um importante mineral que auxilia em diversas funções no funcionamento do corpo humano. Dentre suas principais funções estão a formação de ossos e dentes e participação nas funções neuromusculares.
Dessa maneira, o cálcio se torna extremamente importante no nosso organismo, visto que nossos ossos estão sempre se remodelando a fim de desenvolver da melhor maneira as suas funções de sustentar todo o nosso corpo, permitindo que realizemos movimentos dentre outras funções.
Sendo assim, o consumo de alimentos ricos em cálcio é uma prática bastante recomendada por médicos e cientistas, tendo em vista que o corpo precisa desse mineral em abundância no sistema para desenvolver suas funções de maneira adequada.
Todavia, existem alimentos que são conhecidos por “roubar” esse cálcio dos ossos, dificultando o processo de remodelagem do osso tendo em vista que eles atrapalham a absorção do mineral. Veja agora quais são alguns desses alimentos.
Alimentos que roubam cálcio dos ossos
Café
O café, o queridinho de muitas pessoas, pode acabar se mostrando o vilão em alguns casos. A cafeína existente no café possui um efeito diurético que faz com que o cálcio seja eliminado na urina.
Refrigerantes
Em geral essas bebidas são grandes fontes de fósforo, que agem inibindo a absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, os refrigerantes de cola são ricos também em cafeína e acabam agindo da mesma maneira que o café, causando uma maior eliminação de cálcio pela urina.
Sal
O sódio, que está presente no sal é responsável por aumentar de maneira considerável a eliminação de cálcio pela urina. Dessa maneira, é indicado que as pessoas que possuem um déficit de cálcio no organismo cortem da sua alimentação o sal.
Como aumentar a ingestão de cálcio?
Para aumentar a ingestão de cálcio no organismo é necessário optar por alimentos que são grandes fontes do mineral como por exemplo a cenoura, couve, atum, leite e derivados, ovos e outras fontes de proteína.
Comentários estão fechados.