Excesso de telas é causa de olho seco em crianças e adolescentes
Especialistas alertam sobre o perigo envolvendo o uso de telas a longo prazo para crianças.
A nova geração já nasceu com grande acesso aos meios de tecnologia da informação, como os celulares e computadores. Embora esse acesso possibilite uma série de avanços para o conhecimento, também implica em consequências para a saúde da mente e dos olhos.
Segundo diversos especialistas, essa é uma das causas principais de olho seco em crianças e adolescentes.
Leia mais: A cor do whatsapp pode afetar a sua visão
Perigo do excesso de telas
Cada vez mais a medicina alerta quanto às consequências de longos períodos de uso de telas de computadores e celulares. Entre eles, estão as consequências para a saúde mental e sobre o sono. Isso porque a luz azul dos aparelhos eletrônicos podem implicar no bloqueio da produção de melatonina, um importante neurotransmissor que regula o sono.
Como consequência, essas pessoas podem ter sérias dificuldades para desenvolver o sono. Isso sem falar das relações com o surgimento de doenças psicossomáticas como ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo depressão. Em caso de crianças e adolescentes, os riscos podem ser ainda maiores.
Porém, não devemos esquecer que essa luz azul tem acesso direto por meio dos nossos olhos. Logo, também existem consequências diretas para a nossa saúde ocular. Por exemplo, os casos de olhos secos, que geram irritabilidade, dores de cabeça e podem prejudicar nossa visão. Além disso, especialistas alertam quanto às consequências diretas em crianças e adolescentes, que possuem grande acesso a essas tecnologias. No caso desse grupo, as consequências da secura nos olhos pode ser intensa.
Como prevenir esses problemas?
É necessário enfatizar a necessidade de acesso aos médicos oftalmologistas de forma mais precoce possível para reparar possíveis danos. Entretanto, o passo inicial é, de fato, prevenir o problema por meio da regulação do tempo de exposição às telas. Além disso, óculos com tecnologia de proteção às luzes azuis também são métodos paliativos eficientes e reduzem de forma significativa os danos à visão.
Comentários estão fechados.