Você sabia que existem ‘relacionamentos tóxicos’ com atividades físicas?


Não conseguir fazer exercícios físicos ou desenvolver uma relação tóxica com as atividades físicas pode prejudicar a sua relação com o próprio corpo, especialmente quando você desenvolve problemas com a sua imagem.

Leia mais: As 5 melhores dicas para iniciar uma conversa difícil no relacionamento

A cultura do bem-estar corporal, com imagens de pessoas saradas, magras ou em bom estado físico, faz com que os outros se inspirem para fazer atividades físicas. Contudo, a busca excessiva pelo exercício pode culminar em uma relação tóxica com as atividades físicas.

Existe relacionamento tóxico com atividades físicas?

A seguir, veja os sinais que podem indicar que você tem uma relação tóxica com os exercícios físicos:

1. Usar os exercícios como forma de punição por escolhas alimentares

Fazer atividades físicas para compensar um hambúrguer, uma fatia de pizza ou a cerveja consumida no dia anterior são motivos errados para praticar exercícios físicos.

2. Você sente culpa quando não se exercita

Os dias não são lineares e nem sempre vamos manter um cronograma de atividades físicas, mas nem por isso devemos nos sentir culpados quando não nos exercitamos. Se forçar a treinar não é saudável e, às vezes, o nosso corpo precisa apenas de uma folga.

3. Os exercícios físicos dominam sua vida

A atividade física é um dos ingredientes de nossa vida e deve complementá-la, mas não desestruturar toda a sua rotina, como cancelar planos de última hora, apenas para ir à academia.

4. Você quer mudar partes específicas de seu corpo

Desejar mudar partes do corpo de maneira obsessiva pode contribuir negativamente para a sua saúde mental. Afinal, o condicionamento físico deve servir para tornar a sua vida saudável, e não apenas para você alcançar uma aparência física que considera “ideal”.

5. Você faz exercícios mesmo quando está doente ou lesionado

É preciso estar atento ao desenvolvimento de uma cultura tóxica atrelada ao exercício físico, quando se estimula a prática de atividades mesmo quando se está cansado, doente ou lesionado. O ideal é dar um tempo para o corpo descansar e se restabelecer.

Compartilhar: